ASN Nacional
Compartilhe

Rally dos Sertões impulsiona mais de mil negócios com visibilidade e projeção nacional

Sebrae atua com capacitações e concurso gastronômico para as empresas das cidades receptivas à competição
Por Da Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O Rally dos Sertões, considerado um dos maiores rallys do mundo, percorreu na edição 2022 mais de 7 mil quilômetros em cinco regiões do país, consagrando-se como uma das maiores iniciativas – em movimento – de fomento aos micro e pequenos negócios regionais. Cruzando o país de ponta a ponta, o evento impactou mais de mil pequenos empreendimentos nas áreas de alimentos e bebidas, turismo, hospedagem, moda, artesanato, estética, entre outros serviços.

Como parceiro do Rally dos Sertões há anos, o Sebrae comemora os resultados crescentes em ações de capacitação e incentivo ao empreendedorismo. Neste ano, a instituição desenvolveu duas frentes de atuação no Rally: de um lado, qualificando a mão de obra dos empreendedores das cidades que recebiam a competição e, do outro, promovendo o Concurso Sabores do Sertões Estrela Sebrae 50 +50, que mobilizou 168 restaurantes a criarem pratos típicos a partir de ingredientes regionais, valorizando a cultura local, estimulando a criatividade e a inovação entre os participantes. Foram contabilizados 20 mil votos para a escolha dos ganhadores, envolvendo toda a comunidade.

A voz de quem participa

Em 2022, o Sebrae atendeu mais de mil empreendedores. O número triplicou em relação ao ano passado, quando foram atendidos 342 negócios.

“Não são só mil negócios atendidos, são mil faturamentos melhorados, são mil gestões aplicando organização financeira, são mil famílias sendo beneficiadas com a melhoria dos resultados e mil possibilidades de crescimento, gerando mais emprego e renda no país”, observa Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae. 

Para Elaine de Almeida, dona do restaurante Divino Sabor, em Salinópolis (PA), participar do Rally e das capacitações do Sebrae “foi um divisor de águas”. “O Sebrae foi como uma mão amiga de incentivo e conhecimento. Nos deu a oportunidade de crescimento em diversos aspectos que desejo continuar estudando e aplicando no meu negócio”, afirma. A avaliação positiva dos participantes das capacitações chega a 98% de aprovação, com mais de 79% dos respondentes confirmando que melhoraram o faturamento.

Legado

O Rally dos Sertões teve início no dia 26 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), e encerrou as provas em Salinópolis (PA), no último dia 10 de setembro. Com duração de 15 dias, passando por oito estados, comtemplando destinos turísticos como Jalapão (TO), Ilha do Bananal (TO) e Cânions do Viana (PI), o evento tem como cidades receptivas muitos locais que não integram rotas turísticas populares. É aí que entra o trabalho do Sebrae, dispondo de capacitações, cursos e workshops personalizados para atender às demandas de cada região.

Germana Magalhães destaca esse atendimento, respeitando as particularidades locais como um dos grandes diferenciais da parceria entre Rally dos Sertões e Sebrae. “Em todas essas cidades pelas quais passamos, deixamos um legado que os empreendedores levarão adiante. Se em São Paulo tivemos que trabalhar sobre a legislação de food trucks, em Salinópolis a demanda maior era desenvolver a presença digital e, no Piauí, a melhoria na performance do atendimento, e assim por diante. Dessa forma, vamos construindo empreendimentos melhores, respeitando as especificidades e necessidades de cada local”, comenta.

  • Agronegócio
  • Cases
  • Datas comemorativas
  • Dicas
  • Empreendedores
  • Empreendedorismo real
  • Exemplos
  • Grupos
  • Histórias
  • Inspiração
  • Lições
  • Modelos
  • Nichos
  • Oportunidades
  • Prática
  • Rally dos Sertões
  • Ramo
  • Segmentos
  • Setor
  • Superação
  • Trajetória
  • Turismo