O Encontro de Lideranças – Perspectivas 2023, promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), contou com a presença do presidente do Sebrae, Carlos Melles. O evento aconteceu nesta terça-feira (22), em Brasília, com a participação de entidades representativas do agro, membros do Executivo – entre eles, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes –, autoridades do Poder Legislativo, representado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além de parlamentares em mandato e novos parlamentares que assumirão seus cargos em fevereiro do ano que vem, como a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, eleita senadora.
A cerimônia de abertura foi marcada pelas palavras em defesa do setor agropecuário brasileiro, com destaque para a sua importância no desenvolvimento do país e relevância para a segurança alimentar mundial. A atuação da Frente Parlamentar, que nos últimos anos foi considerada a mais atuante nas discussões, articulações e negociações de políticas públicas no âmbito do Poder Legislativo, também ganhou lugar nas considerações iniciais.

À frente do Sebrae, Carlos Melles, aproveitou a oportunidade para reforçar que com união e perseverança é possível superar os desafios políticos partidários. Ele lembrou que a FPA inicialmente era chamada de Frente Ruralista, em 1995. Segundo ele, tanto a Frente Ruralista como a Frente do Simples Nacional foram fundamentais para o país avançar.
“Foi a Frente do Simples Nacional que permitiu a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, elaborada pelo Congresso. É a lei que contribui para a formalização dos brasileiros, que já somam 20 milhões”, frisou. Melles também lembrou que a metodologia de produtividade que é incentivada pelo Sebrae junto com o Sistema S e outros parceiros, como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), tem trazido prosperidade ao Brasil.
Na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados deu as boas-vindas aos novos parlamentares eleitos. Ele afirmou que a Casa zelou pela ampliação do diálogo, mesmo diante das dificuldades durante a pandemia. “É importante que todos saibam da importância de compor essa Frente. Nós fizemos movimento para atender a todos os setores do agronegócio brasileiro, seja o da energia limpa, do biodiesel, do etanol, dos Fóruns do setor, da soja, do milho, do setor de proteínas, entre outros”, comentou.
Por sua vez, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza, ressaltou o papel do setor agropecuário para o Brasil. Também destacou que a FPA tem uma pauta temática muito bem definida. “A nossa pauta sempre será pela redução do custo de produção, que significa alimento mais barato na mesa do cidadão brasileiro. O excedente vamos exportar para o restante do mundo”, afirmou.
A abertura do Encontro de Lideranças da FPA também contou com a participação do ministro das Relações Exteriores, Carlos França; do vice-presidente da FPA, o senador Zequinha Marinho; do presidente da CNA, João Martins; do presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas; do presidente do instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, e do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.