As associações e instituições que representam os empresários da cadeia produtiva do turismo na capital potiguar estarão reunidas no lançamento do Mapeamento Turístico de Natal, um estudo inédito que busca traçar um perfil dos empreendimentos do setor e quantificar os impactos gerados pela atividade na economia da cidade. A solenidade é promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo de Natal, e está marcada para esta quarta-feira (17), a partir das 15h, na sede do Sebrae.
A proposta é reunir as principais lideranças empresariais que integram o trade para detalhar a metodologia e os objetivos do levantamento para, assim, mobilizar os empreendedores que atuam nesse ramo e facilitar a coleta dos dados feita pelos pesquisadores. O diagnóstico é resultado de uma parceria entre o Sebrae e prefeitura com o intuito de elaborar um diagnóstico completo dos negócios ligados ao turismo existentes na cidade.
Pesquisadores vão identificar empresas dos segmentos de meios de hospedagem, agências de turismo, operadores de viagens, receptivos turísticos, bares, restaurantes e negócios de alimentação fora do lar, casas de espetáculos e de entretenimento, cinemas, teatros, lojas de artesanato dos bairros, e serviços de bugueiros de Natal e oferta de day use, além de demarcar as principais zonas turísticas da cidade.
O Mapeamento é estratégico porque, a partir dos dados coletados, será possível mensurar a representatividade do turismo na economia. A ideia é estruturar um inventário, contendo informações estratégicas para o setor, para criação de políticas públicas e ações que fortaleçam uma das principais bases econômicas de Natal.