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Criada pela designer de moda Karen Bueno, a Conti é uma marca gaúcha de roupa feminina. Ainda na faculdade, Karen já pensava em abrir uma marca mais minimalista e contemporânea. Ao enxergar uma lacuna no mercado de roupas para mulheres que estão iniciando no mercado de trabalho, a empreendedora criou a marca com a proposta de transformar peças formais em trajes mais despojados.

Antes mesmo de abrir a empresa, Karen fez o plano de negócios e participou de projeto do Sebrae voltado para moda. “Foi a minha base. Depois eu desenvolvi o conceito e a identidade da marca”, conta. Em 2018, ela lançou a primeira coleção e, a partir da aceitação do público, abriu a loja dentro de uma galeria, em Porto Alegre. Nessa época, a empresária fez um curso do Sebrae voltado para o varejo: “Eu aprendi como aplicar no varejo as tendências, como organizar a loja para ficar mais atrativa para o cliente, noções de finanças e formação de preço”.


Foto: Silvio Avila/ASN

Para atender a demanda e levar constantemente novidades para os clientes, a Conti passou a comercializar roupas multimarcas. Outra iniciativa foi a criação da loja on-line, como forma de impulsionar as vendas. “O consultor nos ajudou no mapeamento digital do site, entender o que estava ou não inserido, a questão das métricas e anúncio pago. Foi fundamental”, explica.

ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias A designer de moda Karen Bueno, proprietária da Conti. Foto: Silvio Avila/ASN

O impacto da pandemia

Mesmo com as vendas on-line, a pandemia do coronavírus impactou os negócios. No início do lockdown e ainda atordoada com a situação, a empresária passou um mês e meio vendendo máscaras para manter o negócio. Depois voltou a focar nas roupas e nas estratégias de venda. “Como ainda estávamos no curso de e-commerce do Sebrae, começamos a ter uma presença digital maior e a direcionar os clientes para o site”, diz.

Outro reflexo da pandemia foi a necessidade de mudar a loja de local para ter mais visibilidade. A Conti saiu de dentro da galeria para ficar de frente para a rua. No entanto, com o público-alvo da marca em home office, o impacto das vendas físicas continua sendo alto. Atualmente um consultor do Sebrae acompanha e avalia a estratégia da empresa. “Nesse novo ponto os custos triplicaram. Estamos analisando se vale realmente a pena ter uma loja física”, explica.

ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias Foto: Silvio Avila/ASN

Em 2022, além de seguir adiante com a Conti, Karen abriu em março a “Deu Bossa Brechó”. Com o slogan “Ressignificar a moda nunca foi tão atual”, a empreendedora trabalha a pegada mais sustentável por meio do reuso de roupa. “Esse é um mercado em expansão em que eu acredito, é um braço da moda com esse viés de sustentabilidade, que é muito importante”, conclui.

Esta reportagem faz parte da série de lançamento da nova Agência Sebrae de Notícias (ASN). Desde 1º de junho, o principal portal brasileiro voltado ao empreendedorismo está de cara nova: mais atraente e moderno, com navegação interativa e multimídia. O lançamento marca o aniversário de 20 anos da ASN e faz parte das ações em comemoração aos 50 anos do Sebrae. O novo projeto gráfico permite visualizar com facilidade os diversos conteúdos produzidos especialmente para o portal: notícias, séries especiais, podcasts, imagens e vídeos.

A designer de moda Karen Bueno é dona da Loja da Conti, que está no mercado há quatro anos. Foto: Silvio Avila/ASN

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Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Confira a galeria de fotos neste link

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