Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN Nacional 27/07/22 às 12:03
Compartilhe

Inscrições abertas para a Semana de Inovação 2022

Por Da Redação
ASN Nacional 27/07/22 às 12:03
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para a Semana de Inovação 2022. Organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia, com apoio do Sebrae, o evento gratuito chega a sua oitava edição, em formato híbrido, com atividades presenciais em Brasília, Recife e Rio de Janeiro, e com conteúdo exclusivo e interativo on-line.

Em 2022, a Semana de Inovação é um chamado para ação. É tempo de criar! Para resolver grandes problemas e entregar soluções, a inovação tem que estar a serviço da ação e da criação do novo. Nesta edição, a Semana contará com um time de especialistas nacionais e internacionais, espaços para trocas de experiências, atividades, palestras, oficinas, mesas redondas, cursos, sessões on-demand e outras atrações.

O objetivo é fomentar a discussão de ideias, a troca de experiências e uma mentalidade mais disruptiva na administração pública. Além disso, o evento favorece e dissemina a cultura da inovação entre os agentes públicos e apresenta tendências e possibilidades para a transformação das organizações.

“A Semana de Inovação deste ano tem o tema Tempo de Criar e vai fazer uma ponte entre a visão de como a boa governança do século 21 pode estar a serviço da entrega e da capacidade de criação e de intervenção no mundo concreto dos governos para resolver os problemas das pessoas”, ressalta a diretora de Inovação da Enap, Bruna Santos.

Entre os palestrantes confirmados, estão: Audrey Tang, Ministra digital de Taiwan; Debora Garofalo, Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; E. Glen Weyl, fundador da RadicalxChange; Eli Dourado, pesquisador sênior do Center for Growth and Opportunity da Utah State University; e Vera Monteiro Professora da FGV Direito SP

O público em geral também colabora com o evento, com o envio de propostas de atividades, como mesas redondas, pitchs e outros formatos de conteúdos presenciais e on demand, distribuídos em três frentes temáticas:

  • Políticas públicas inovadoras e entrega de valor público

Nessa frente temática serão realizadas atividades que possibilitem aos participantes a reflexão e construção de respostas para as seguintes questões: como podemos inovar no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas? Como entregar serviços públicos de forma mais ágil e mais aderente às necessidades da sociedade? Diante de um país que enfrenta tantos desafios complexos e sistêmicos, como a inovação pode alavancar a solução desses problemas?

  • Inovação na prática: gestão e métodos com impacto na vida das pessoas

Nos últimos anos, surgiram uma série de metodologias e abordagens de inovação com possibilidades de uso na gestão pública. Nessa frente, serão realizadas atividades que auxiliem a responder as questões a seguir: Como essas metodologias podem ser aplicadas para superar os desafios da gestão pública? De que forma os resultados da gestão podem ser impactados por elas? Que novos modelos de gestão têm surgido e como eles têm tornado a administração pública mais ágil e responsiva?

  • Novas tecnologias a serviço da transformação digital

A tecnologia já faz parte da maioria das atividades do nosso dia a dia. Com isso, sua presença no setor público se tornou mais do que uma questão de otimização de processos — é uma necessidade. Nessa frente, serão realizadas atividades que auxiliem a responder as questões a seguir: Quais são as tecnologias emergentes no cenário mundial e suas aplicações em governos? Como a administração pública pode se apropriar e fazer uso dessas novas tecnologias para melhorar as suas entregas e tornar mais simples e ágil a relação entre o governo e o cidadão?

Como se inscrever:

  • É necessário possuir uma conta no Zoom. Caso não saiba como, acesse o link: https://bit.ly/crie-uma-conta-zoom
  • Acesse o site da Semana de Inovação 2022: https://gov.br/enap/semanadeinovacao
  • Clique no botão “Inscreva-se”
  • Selecione o tipo de ingresso desejado (Atenção! A opção presencial dá acesso a todo o conteúdo on-line. Caso seja escolhido somente o ingresso on-line, não será possível comparecer ao presencial)
  • Importante: nem todas as atividades presenciais serão transmitidas e, nos espaços presenciais, as inscrições serão limitadas, de acordo com a lotação.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022, o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de Criar”, a Semana de Inovação 2022 acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka e Porto Digital.

Veja o que aconteceu na edição de 2021

Com o tema “Ousar Transformar”, a Semana de Inovação 2021 apresentou mais de 300 horas de conteúdo, 200 atividades, 30 palestrantes nacionais e internacionais, 40 pitchs, debates e reflexões estratégicas rumo à construção do serviço público que queremos para o século 21. Veja o que rolou na última edição: https://youtu.be/jmFtqGKS-RM .

Serviço:

Semana de Inovação 2022

Data: de 8 a 10 de agosto

Preço: gratuito

Formato: híbrido (presencial e online) Locais:

Brasília: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – Setor Policial Sul, Área 2A

Recife: Recife: Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj e Porto Digital (10/8)

Rio de Janeiro: Museu de Arte do Rio – MAR (9/8)

Inscrições: Abertas! Pelo site https://gov.br/enap/semanadeinovacao

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas