ASN Nacional
Compartilhe

Presidente do Sebrae lança contagem regressiva para o Congresso Internacional de Inovação

Décio Lima explica que o evento ganha proporção global, pela primeira vez, com debates sobre os desafios da sustentabilidade e temas como compensação de carbono
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizam, nos dias 27 e 28 de setembro, a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, o mais importante evento do setor na América Latina. A programação inclui palestras com especialistas internacionais, CEOs de indústrias brasileiras e estrangeiras e representantes do governo. Entre os destaques do evento está o espaço do Sebrae, dedicado aos exemplos de inovação sustentável que vem dos pequenos negócios.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o Congresso tem uma importância central para a instituição e para o país.

O papel do Sebrae é estratégico, pois estamos realizando um trabalho que vem ganhando volume aos poucos e transformando a realidade de centenas de pessoas na Amazônia. Os pequenos negócios trabalham a região, preservando o ecossistema e levando renda e emprego para os moradores da Floresta. Tudo isso, com inovação e gerando inclusão e produtividade. É uma verdadeira revolução silenciosa de qualidade de vida e desenvolvimento.
Décio Lima, presidente do Sebrae.

O Congresso ocorrerá em São Paulo terá a ecoinovação no centro dos debates. Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a ecoinovação é imprescindível para que as empresas se tornem mais competitivas e sustentáveis. “O Congresso de Inovação é um palco importante para debates, apresentações de tendências no Brasil e no mundo e para mobilizar indústrias e o poder público a serem mais inovadores e atentos às modernas exigências tecnológicas e de sustentabilidade, que são essenciais para a superação dos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, afirma Robson Andrade.

Inovação na prática

Além dos painéis, que terão a participação de 22 palestrantes internacionais e 42 brasileiros, o Congresso vai contar com uma ampla área onde serão expostas tecnologias e inovações das empresas patrocinadoras do evento. Entre os nomes já confirmados está o da italiana Mariana Mazzucato, especialista em fomento à inovação e professora de economia da Universidade de Sussex (Inglaterra), além de autora de importantes livros sobre indústria e inovação.

Os estandes do Sebrae e CNI levarão cases de inovação em empresas de todos os portes, mostrando que a inovação é uma prática para empreendedores de todos os portes. Nos próximos dias, vamos conhecê-las aqui, na Agência Sebrae de Notícias, seis exemplos inspiradores, das empresas Phycolabs, Aeroriver, Quantis, CarbonExplore, Mazodan e daNatureza.

Compensação ambiental

A startup Meu Pé de Árvore recupera áreas degradadas por meio da restauração de ecossistemas na Amazônia com a implementação de sistemas produtivos regenerativos. Foto: Divulgação.

A startup Meu Pé de Árvore é um exemplo de pequeno negócio que está fazendo a diferença. A empresa será a responsável por promover a compensação das emissões de carbono causadas pelo deslocamento dos palestrantes e convidados de diversas partes do mundo para participar do Congresso.

O plantio começará com 700 mudas de árvores no bioma amazônico em uma Área de Preservação Permanente (APP) degradada. O número pode aumentar caso os participantes e empresas queiram ajudar a financiar a iniciativa. “Eventos com essa consciência representam uma mudança de mentalidade incrivelmente importante. Isso demonstra visão e coragem. Significa reconhecer que podemos e devemos fazer as coisas de forma diferente”, comentou o empresário da Meu Pé de Árvore, Diogo Hungria.

A presença do Meu Pé de Árvore no congresso, segundo o empresário, reflete a urgência da restauração dos ecossistemas para manter a estabilidade climática e a vida como conhecemos. Além disso, o evento proporcionará mais visibilidade para a startup, permitindo que outras empresas sigam o mesmo caminho.

“É possível continuarmos a fazer negócios da forma tradicional, porém, ao mesmo tempo, causando um impacto positivo. É a esperança de um futuro sustentável para todos”, apontou Diogo. Ele conta que o projeto é desenvolvido com o apoio de agricultores familiares e comunidades da região, que criam uma renda extra restaurando as áreas degradas.

Apoio do Sebrae

A empresa Meu Pé de Árvore passou pelo Programa Inova Amazônia do Sebrae, uma estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. No total, já foram investidos R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais (Alemanha e Portugal).

O Inova Amazônia está com edital aberto. Para mais informações, acesse: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia.

Saiba Mais

As inscrições para a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, o mais importante evento do setor na América Latina, seguem abertas. O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo. A participação poderá ser presencial ou virtual. Faça a sua inscrição gratuitamente em: www.congressodeinovacao.com.br.

  • Congresso Internacional de Inovação da Indústria
  • Ecoinovação
  • Inova Amazônia do Sebrae
  • Inovação
  • Startup