ASN Nacional
Compartilhe

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores seguem abertas

As propostas para participar do novo ciclo do Catalisa ICT, do Sebrae, devem ser submetidas até 3 de fevereiro
Por André Luiz Gomes
ASN Nacional
Compartilhe

As inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade, seguem abertas até 3 de fevereiro. Cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação serão selecionadas. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.

Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas. Além de selecionar até 2 mil pesquisas com potencial de inovação, o Catalisa ICT apoiará até 300 planos de inovação e atender até 150 deeptechs.

“Durante o programa, pesquisadores e deeptechs estarão em constante conexão com grandes players do mercado, ajustando suas soluções às demandas reais. Por meio de uma colaboração estratégica com parceiros do mercado, da indústria e investidores, esse processo visa acelerar o lançamento de produtos no mercado e aumentar a aceitação dessas inovações.

Com o Catalisa ICT e o poder das deeptechs, estamos abrindo novos caminhos para transformar ciência em soluções revolucionárias. Juntos, vamos impulsionar o futuro da inovação no Brasil e moldar um novo horizonte tecnológico.

Hulda Giesbrecht, coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae.

Sobre o programa

A jornada de aceleração Catalisa ICT já completou o primeiro ciclo, iniciado em 2020, e agora dá início a um novo ciclo com este edital. A primeira etapa, realizada em 2020, foi dedicada à mobilização dos pesquisadores, com foco no despertar para empreender. Na etapa seguinte, os participantes foram capacitados e estruturaram seus planos de inovação. Entre 2021 e 2022, receberam apoio financeiro e técnico para desenvolver e testar suas soluções.

Na etapa final, concluída em 2024, o programa ofereceu suporte financeiro e técnico para escalar essas iniciativas inovadoras, culminando na constituição de deeptechs com alto potencial de impacto no mercado. A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.

Parceria

Desde 2020, o Sebrae já investiu no Catalisa ICT cerca de R$ 60 milhões em bolsas, auxílios, eventos e projetos de inovação e de internacionalização. Cerca de 3.000 mil pesquisadores brasileiros foram atendidos por meio da iniciativa. Além disso, o Sebrae construiu um catálogo com mais de 170 empresas que têm soluções inovadoras e que estão aptas a receber investimentos.

Para execução do Catalisa ICT, o Sebrae conta com a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP); da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec); da Empresa Brasileira de pesquisa e inovação industrial (Embrapii), entre outras.

  • Catalisa ICT
  • Inovação
  • seleção