O filme “Ainda Estou Aqui” gravado no Rio de Janeiro recebeu três indicações ao Oscar 2025, além de já ter vencido prêmios como Globo de Ouro, Festival de Veneza, Satellite Awards entre outros. Levantamento do Sebrae Rio aponta que em 2024 houve um aumento de 12% de pequenos negócios ligados ao audiovisual no estado do Rio.
A capital concentra 55% das novas empresas, seguida por Niterói (6%) e São Gonçalo (4%). Em números absolutos, São Paulo lidera em número de empresas de audiovisual em funcionamento com 100,3 mil e o Rio é o segundo mercado com mais empresas atuantes no país com 34,9 mil pequenos negócios.
Noventa e seis por cento das empresas de audiovisual são pequenos negócios no Rio. Aliado ao aumento do ano passado, evidenciam o peso do audiovisual na economia fluminense, impulsionado por um ecossistema dinâmico, que desempenham um papel fundamental na geração de empregos e na produção de conteúdo no estado. É um setor estratégico de desenvolvimento econômico.
Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
A capital concentra 68% dos pequenos negócios do setor. Niterói (5%), São Gonçalo (2%), Duque de Caxias (2%) e Nova Iguaçu (2%) completam a lista dos cinco municípios com maior representatividade no estado. Dentro desse contexto, os microempreendedores individuais são responsáveis por 52% dos negócios, seguido por microempresas com 36%, empresas de pequeno porte são 8% e médias e grandes representam 4% do setor.
Dentro do mercado audiovisual, as atividades que mais se destacam são a pós-graduação cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão com 32%, seguida pela produção fotográfica, exceto aérea e submarina com 31% e pela produção cinematográfica, de vídeos e programas de televisão com 15%.