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Em apresentação do Plano Brasis, trade mineiro conhece plano de ação para alavancar o turismo no estado

Plano Brasis foca na diversidade cultural, gastronômica e natural de Minas Gerais para atrair visitantes de mercados estratégicos
Por ASN MG
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Belo Horizonte (MG) sediou, nesta quinta-feira (23), a apresentação do Plano Brasis. A iniciativa desenvolvida em parceria entre a Embratur, o Sebrae e o Governo de Minas Gerais, detalhou ao trade turístico local os diagnósticos e estratégias para impulsionar a internacionalização do turismo, ressaltando a potencialidade dos destinos mineiros e colocando o estado no centro das ações de promoção global.

O evento apresentou diretrizes que nortearão a promoção do país nos próximos anos, enfatizando o papel de Minas Gerais no cenário nacional e da sinergia entre as ferramentas promocionais nacionais e estaduais. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Plano Brasis representa uma virada na forma de comunicar o país para o mundo.

“O Plano Brasis nasce da compreensão de que o mundo mudou e que não podemos promover um país tão diverso como o nosso de forma genérica. O que funciona para um estado não funciona para outro. Por isso, estamos customizando as ações”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Marcelo Freixo destacou que o estado possui pilares para uma grande projeção internacional, que agora precisam ser ativados de forma estratégica. “Minas tem uma potência cultural, gastronômica, histórica e natural que é espetacular. Mas ter um destino incrível não garante, sozinho, a atração de visitantes. É preciso trabalho técnico, inteligência de dados e promoção direcionada. Já estamos fazendo isso e Inhotim, por exemplo, é destaque em nossa nova campanha para a América Latina, mostrando um Brasil mais profundo e diverso, que vai muito além do sol e praia. O Plano Brasis é a ferramenta para transformar essa potência em uma política pública e consolidar Minas como um destino global.”

Apresentação do Plano Brasis reuniu lideranças do Governo de Minas, Sebrae, Embratur e Belotur | Foto: Amanda Ketly

A estratégia foca no que torna Minas Gerais um destino único. O estado, que já celebra um crescimento de 7,12% na entrada de turistas internacionais nos primeiros nove meses de 2025, possui um portfólio vasto e de alto valor agregado.

Para o Sebrae, as pequenas e médias empresas contribuem diretamente para garantir que a experiência do turista seja completa e de qualidade. O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, evidenciou que o Sebrae é um parceiro da Embratur para levar o Plano Brasis às 27 unidades da federação. “Estamos felizes em trazê-lo à minha terra, Minas Gerais. Nosso foco é na ponta, pois mais de 90% das empresas do turismo são de micro e pequeno porte”, destacou.

O diretor Bruno Quick participou do lançamento do Plano Brasis, no Sebrae Living Hub, em Belo Horizonte | Foto: Amanda Ketly

Ele disse ainda sobre a importância de garantir que os destinos estejam prontos para receber o turista internacional. “Não adianta ter um atrativo espetacular se ele não está preparado. É aí que o Sebrae entra. Entendendo onde está o valor de cada região e trabalhando para fortalecer suas vocações e potencialidades, com ações que de fato geram resultados: atraem turistas, promovem renda e fortalecem os pequenos negócios”, afirmou.

“O nosso compromisso é impulsionar o turismo como estratégia de desenvolvimento econômico sustentável, promovendo oportunidades e crescimento para os territórios em todo o país”

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional

Já a secretária estadual de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, reforça que esta parceria é estratégica e aumenta o alcance das ações no cenário global. “A chegada da Embratur com o Plano Brasis soma forças a um trabalho que o Governo de Minas já vem realizando de forma consistente. Essa junção de esforços é extremamente positiva, pois nos dá mais fôlego para abraçar novos mercados e, quem sabe, avançar em pautas estratégicas, como a atração de mais voos internacionais”, destacou a secretária.

Para ela, o perfil do turismo mundial favorece o estado. “A tendência global é a busca por experiências genuínas, e é exatamente isso que Minas Gerais oferece. O nosso estado guarda mais de 60% do patrimônio histórico do Brasil. O nosso turismo não é plástico, ele é feito de história, de acolhimento e de vivências reais, que é o que o visitante procura. Tenho certeza que essa parceria consolidará Minas Gerais no lugar em que ela sempre mereceu estar”, concluiu Bárbara Botega.

“O Plano Brasis chega para endossar e fortalecer o trabalho que estamos realizando e também nos direciona para os próximos anos. É uma ação conjunta, onde todas as entidades vão compor uma força-tarefa para garantir a perenidade dessa política pública e promover nosso destino de forma muito mais robusta”, afirmou a presidente da BeloTur, Bárbara Menucci.

Minas Gerais

A diversidade mineira é, antes de tudo, patrimônio. O Estado abriga cinco patrimônios reconhecidos pela Unesco, desde a opulência barroca de Ouro Preto e Congonhas, passando pelo traçado de Diamantina, ao modernismo icônico da Pampulha e a imensidão pré-histórica do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Soma-se a isso o patrimônio imaterial que se pode provar, como os modos de fazer o queijo minas artesanal.

Plano Brasis

O plano destaca segmentos onde o estado já demonstra força. A gastronomia é um pilar, com Belo Horizonte eleita Cidade Criativa pela Unesco e uma cadeia produtiva com mais de 700 pratos típicos e 900 produtos transformados, da cachaça ao azeite. O turismo cultural, com o legado histórico e festejos populares, une-se ao ecoturismo e aventura em locais como a Serra do Cipó e o Lago de Furnas, o “Mar de Minas”, em Capitólio.

O objetivo da promoção internacional está bem definido. A estratégia mira consolidar a presença em mercados que já visitam Minas, como Estados Unidos, que lidera as chegadas, além de Argentina, Chile e Portugal. Ao mesmo tempo, a iniciativa busca avançar em mercados essenciais, como França e Reino Unido, e em mercados de crescimento, como Colômbia e Itália.

O Plano Brasis funciona como uma bússola para orientar as próximas ações, dando continuidade a iniciativas de sucesso. Na prática, o plano entregou ao trade mineiro um guia detalhado baseado na jornada do viajante.

A missão, agora, é que cada elo dessa cadeia construa seu próprio plano de ação. A ideia é que o setor utilize ferramentas como famtours, press trips e campanhas cooperadas com a Embratur para consolidar Minas Gerais como um território de influência cultural e turística no cenário global.

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