O bom momento da economia brasileira pode fazer com que os brasileiros estejam dispostos a gastar um pouquinho mais nas viagens de férias. É o que mostra a pesquisa do Instituto Locomotiva, que aponta que seis em cada 10 pessoas devem investir em roteiros e passagens para passar o Natal e o Ano Novo longe de casa. As regiões com praias são as localidades mais procuradas (57%), seguidas por grandes cidades fora do litoral (18%) e por cidades pequenas. A projeção para a alta temporada (novembro de 2024 a fevereiro de 2025) é de um faturamento de R$ 157,7 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Em relação aos locais de hospedagem, segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva, 49% disseram que hotéis ou pousadas são a opção escolhida e 24% pretendem alugar casa ou apartamento. Independentemente do porte da cidade ou da forma como o visitante vai se hospedar, o momento é uma boa chance para os pequenos negócios de todos os segmentos lucrarem mais, especialmente aqueles ligados ao setor do turismo.
De acordo com pesquisa do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, o segmento já é responsável por aproximadamente 60% do faturamento dos pequenos negócios da indústria do turismo. Além disso, as experiências vivenciadas em uma viagem são a maior motivação de praticamente nove em cada 10 turistas brasileiros, o contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%) e quase 70% das pessoas buscam por momentos de relaxamento.
Fique atento
O segmento de Serviços é o que mais apresenta oportunidades para a criação de novos negócios no verão, especialmente áreas como turismo, saúde, beleza e estética. Veja algumas sugestões de negócios com grande potencial durante esse período:
- Guia de turismo
O verão é uma época com boas oportunidades para começar esse negócio. Em alta, os microempreendedores individuais (MEI) podem iniciar as operações oferecendo passeios na própria cidade e em municípios vizinhos; - Ecoturismo
Organizar grupos para trilhas, pedaladas e aventuras também são oportunidades para ganhar dinheiro no verão; - Esportes
Os empreendedores do litoral têm nas aulas de surf, stand up paddle, bodyboard, kitesurf e velejo um bom momento para investir. Analise também a possibilidade de oferecer outras escolinhas esportivas para os jovens nas férias, tais como vôlei de praia, futebol e slackline. Amplie as opções e aumente seus lucros; - Gastronomia
O período é de alimentação leve e saudável. Aproveite para oferecer sucos, sanduíches e até refeições congeladas para quem não quer perder tempo cozinhando na casa de praia ou no campo; - Moda praia
O verão pede um biquíni novo. A venda de vestuários e acessórios relacionados à temporada ficam aquecidas. Aproveite para oferecer óculos de sol, chapéus e bijuterias; - Produção de eventos
É a melhor época do ano para a área de entretenimento. Uma dica é oferecer serviços de organização de shows musicais e exposições culturais para movimentar bares, restaurantes e espaços de lazer.
Sebrae no Turismo
Para apoiar os municípios na criação e estruturação do turismo, o Sebrae desenvolve o programa Agentes de Roteiro Turístico (ART), que já atendeu mais de 18,2 mil pequenos negócios em mais de 700 municípios, com a promoção de 283 roteiros em 176 regiões e a oferta de 426 produtos turísticos. Além disso, em 2024, o Sebrae possibilitou a participação de 152 roteiros em encontros de negócios realizados em eventos de alcance nacional.
A entidade também trabalha com o Polo Sebrae de Ecoturismo que se dedica à produção e disseminação de conteúdos voltados para ajudar diversas pessoas interessadas e envolvidas no setor do turismo a implementarem ações de forma prática à sua realidade, contribuindo, assim, para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros.
Já o Polo de Referência Sebrae em Turismo de Experiência, criado em 2023, tem como objetivo estabelecer um ambiente de inteligência e disseminação de conhecimentos sobre o tema do Turismo de Experiência para o Sistema Sebrae. Com foco no desenvolvimento e fortalecimento do segmento do turismo baseado em experiências autênticas e memoráveis, o Polo tem atuado para impulsionar o empreendedorismo e a inovação nesse setor, proporcionando suporte estratégico e recursos para os empreendedores e pequenos negócios envolvidos.