As franquias se tornaram um modelo de negócio bastante comum no Brasil. Projeção recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que o setor deve crescer 9% em 2022. No entanto, os segmentos que lideram essa expansão costumam ser os tradicionais, como alimentação, beleza e moda. Mas você já imaginou abrir uma franquia de energia solar?
A ideia inusitada fez a cabeça do empresário Ronaldo de Souza Ramos, à frente da RR Energia Solar Fotovoltaica, que há um ano atende clientes no município de Caieiras e na grande São Paulo. “Eu tinha uma mina de ouro em cima da minha casa e não tinha percebido”, comenta o empreendedor, que já fazia uso de energia solar há dois anos e meio na própria residência.
Antes vendedor autônomo de medicamentos, Ronaldo conta que a pandemia o fez repensar sua ocupação profissional, bem como buscar outras fontes de recursos para complementar a renda. Depois de pesquisar muito, ele resolveu investir em uma franquia de instalação de equipamentos para energia solar fotovoltaica. Hoje, sua agenda de serviços é lotada.
Para Juliana Borges Ferreira, coordenadora do Núcleo de Energia na Unidade de Competitividade do Sebrae, as oportunidades de negócios para o mercado de energia solar são realmente muito atraentes. “É um mercado com baixa barreira de entrada, fácil de começar a trabalhar, pois a tecnologia dos equipamentos faz uma parte importante do processo. Ainda assim, o Sebrae tem trabalhado para preparar os pequenos negócios para alcançarem diferenciação com a gestão dos seus negócios como a Trilha Solar para Integradores de Energia”, explica Juliana.
Ronaldo Ramos faz parte de um contingente cada vez maior de empreendedores que resolveram investir em energia solar. Uma média de 450 novos negócios engrossam a oferta de serviços no ramo todo mês, aponta um mapeamento do Portal Solar. Mas o setor é diverso e abriga atualmente cerca de 20 mil empresas, entre distribuidores, revendedores, instaladores, projetistas, franquias, consultorias.