A Ricco Burguer, renomada rede de hamburguerias com forte atuação em Brasília, acaba de alcançar uma marca na sua história: a conquista do Selo Diamante de Sustentabilidade do Sebrae. Esta é a mais alta distinção concedida pela instituição, atestando o elevado nível de maturidade da empresa em suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Mais do que um reconhecimento, a certificação posiciona a Ricco Burguer como um modelo de negócio que integra rentabilidade, sabor e um compromisso inabalável com o futuro.
De acordo com a gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, Georgia Nunes, o selo é uma importante ferramenta para demonstrar credibilidade e responsabilidade no mercado.
“A certificação revela o quanto uma empresa possui responsabilidade social, ambiental e de governança. O selo demonstra credibilidade nas relações de negócio, seja para se tornar fornecedor de grandes companhias ou até mesmo para atrair investidores e novos recursos”
Georgia Nunes, gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão
A gerente ressalta ainda que a sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial competitivo. “Ser sustentável se tornou pauta urgente e obrigatória por uma série de razões, que vão desde a melhoria da imagem da marca até a redução de custos. A sustentabilidade deixou de ser um custo e se tornou uma estratégia de negócio fundamental, gerando valor econômico, social e ambiental.”
Sustentabilidade como parte da cultura da Ricco Burguer

Para o sócio fundador da Ricco Burguer, Ricardo Sechis, a certificação é o reconhecimento de um compromisso antigo. “Representa mais uma etapa concluída no nosso compromisso de construir uma empresa que cresce ao mesmo tempo em que enriquece o contexto em que está inserida. As práticas de sustentabilidade, tanto sociais quanto ambientais, sempre fizeram parte das nossas discussões desde o início da Ricco.”
Ricardo conta que algumas práticas já faziam parte da rotina da empresa e o outras precisaram ser aprimoradas e que a conquista foi fruto de planejamento e aprimoramento contínuo. “Já sabíamos há mais de um ano que o Sebrae estava desenvolvendo esse selo, e entendemos que seria um primeiro passo rumo à certificação Sistema B, uma das mais relevantes e desafiadoras do mundo”, revela.
Um selo que impulsiona o futuro
Entre os fatores que mais contribuíram para o reconhecimento estão as ações voltadas à gestão de pessoas, diversidade e impacto social, além de iniciativas consistentes na gestão ambiental e de fornecedores. No pilar social, a empresa se destaca pelo Programa de Enriquecimento Humano (EH), voltado ao desenvolvimento dos colaboradores, e pelo projeto AME (Ame Mulheres Esquecidas), que promove retorno à comunidade.
Também no campo ambiental, o cuidado com a cadeia de fornecimento é essencial. Para tanto, todos os fornecedores de produtos de origem animal possuem rastreabilidade completa. A Ricco também mantém práticas consolidadas de gestão de resíduos, realizando separação integral do lixo, coleta de óleo, reciclagem e compostagem, reduzindo ao mínimo o volume enviado a aterros sanitários.
Para a Ricco Burguer, o Selo Diamante do Sebrae é mais do que uma conquista, é um marco no caminho de uma empresa que cresce com consciência e propósito. “Esse reconhecimento reforça a credibilidade e a transparência com o nosso consumidor e com o mercado. E, acima de tudo, nos motiva a continuar evoluindo e inspirando outras empresas a fazerem o mesmo”, conclui Ricardo Sechis.
Atualmente a marca conta com nove operações em funcionamento em Brasília. Até o final do ano, o plano é abrir mais três lojas: uma no Aeroporto da capital e outras duas unidades em São Paulo.

