De janeiro a setembro desse ano, o Brasil registrou o número recorde de turistas estrangeiros ao receber 7 milhões de pessoas no país. O bom desempenho foi o principal destaque durante a abertura da 52ª edição da ABAV Expo, um dos eventos mais importantes da cadeia produtiva do turismo no Brasil.
A coordenadora de Negócios do Futuro, Ana Clévia Guerreiro, destacou que os pequenos negócios, maioria dos estabelecimentos de turismo do país, foram fundamentais para que o Brasil chegasse a esse resultado: “Esse é um momento de celebração. Os pequenos negócios são protagonistas no incremento desse resultado histórico e estão dando a sua contribuição para o desenvolvimento e novo posicionamento do país no mercado de turismo internacional”.

Ana disse que a parceria entre o Sebrae e a Embratur tem permitido que pequenos negócios participem de feiras internacionais para promover os destinos brasileiros, seus roteiros e suas experiências únicas. “O Sebrae está de norte a sul desse país. Nós temos que celebrar esse momento histórico desse país, porque esse é um trabalho conjunto”, comentou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, pontuou que a previsão do plano nacional era chegar a 8 milhões de turistas internacionais apenas em 2027. “Vamos chegar nesse número em 2025. Possivelmente nós vamos passar de 9 milhões”, comemorou.
Ele atribuiu esse resultado ao fato de o Brasil ter recuperado uma posição de destaque mundial por razões positivas. ” O Brasil voltou a ser visitado, voltou a ser admirado, voltou a ser respeitado e é por isso que a gente está celebrando esse número extraordinário”, disse Freixo.