Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN Nacional Atualização
Compartilhe
ASN Nacional Atualização
Compartilhe
Dados da Sun Mobi indicam que a quantidade de bares e restaurantes com energia solar por assinatura na cidade de Santos cresceu cerca de cinco vezes no 1º trimestre deste ano. Foto: Túlio Vidal/ASN.

A agenda ESG (sigla, em inglês, para Sustentabilidade, Social e Governança) tem dominado as cartilhas de gestão das empresas. A adoção de práticas sustentáveis – que englobam aspectos sociais, econômicos e ambientais – não está restrita aos grandes empreendimentos e passa a fazer parte também, e cada vez mais, dos pequenos negócios. O uso de energia limpa é considerado um passo importante para os empresários que pretendem seguir esses preceitos e se diferenciar no mercado.

Em Santos (SP), uma franquia da China in Box está seguindo nessa toada. Depois de uma tentativa frustrada de instalar placas solares no restaurante, devido ao valor inicial do investimento, a dona resolveu aguardar um pouco antes de tomar uma decisão, embora a vontade de investir em energia solar fosse antiga.

“Recentemente, soube da opção de aluguel de energia solar, fui me informar melhor e vi que era interessante. Nós não instalamos as placas aqui, alugamos a energia de uma fazenda, por isso, o processo foi muito mais rápido. O retorno é bem menor, em termos financeiros, mas esse não é hoje o meu foco. A ideia era poder trabalhar com energia limpa. E usando a energia solar, conseguimos também ter uma economia na conta de luz”, explica a proprietária Vivian Brum Cantarelli.

A “agenda verde” parece ter ganhado muitos adeptos na região. Dados da Sun Mobi indicam que a quantidade de bares e restaurantes com energia solar por assinatura na cidade de Santos cresceu cerca de cinco vezes no 1º trimestre deste ano. Dos 17 estabelecimentos gastronômicos que possuem o serviço no município, 14 deles fizeram a adesão entre janeiro e março de 2022 e já conseguem obter uma redução da ordem de 10% na conta de luz.

A empreendedora à frente do China in Box ressalta que além das constantes mudanças decorrentes das bandeiras tarifárias, a falta de água na região, resultando em reservatório com baixos níveis de água, influenciou sua escolha final. “Colocamos a agenda ESG na cultura da empresa, no caminho que buscamos para o futuro. As caixinhas de entrega de comida da empresa são outro exemplo: recentemente trocamos as embalagens plásticas por papelão, justamente por conta da preocupação com o meio ambiente”, justifica Cantarelli

ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias Vivian Brum Cantarelli, proprietária de uma franquia do China in Box, compra energia diretamente de uma fazenda solar, conectada por meio da CPFL. Foto: Túlio Vidal/ASN.

Energia é o caminho para a sustentabilidade

A coordenadora do Núcleo de Energia na Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Juliana Borges, analisa que a energia é a resposta para a sustentabilidade dos negócios. Segundo ela, fazer uma boa gestão da energia nos negócios significa trabalhar com três pilares: o custo, o consumo e a geração.

“Reduzir o custo com a energia é uma forma de ser mais sustentável economicamente. Diminuir o consumo significa redução da sobrecarga da rede e ações mais inteligentes e eficientes, tornando as rotinas otimizadas, aumentando a lucratividade. Gerar energia significa optar por uma energia mais limpa e que interfere também no pilar do custo, considerando o investimento de médio prazo, além de reduzir emissões de carbono”, complementa Borges.

Para obter mais informações sobre o assunto, acesse a página Eficiência Energética – Sebrae.

-

ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias

Especial Energia

Esta reportagem faz parte da 2ª série especial da nova Agência Sebrae de Notícias (ASN). Desde junho, o principal portal brasileiro voltado ao empreendedorismo está de cara nova: mais atraente e moderno, com navegação interativa e multimídia. O lançamento marca o aniversário de 20 anos da ASN e faz parte das ações em comemoração aos 50 anos do Sebrae. O novo projeto gráfico permite visualizar com facilidade os diversos conteúdos produzidos especialmente para o portal: notícias, séries especiais, podcasts, imagens e vídeos.

Leia na próxima segunda a sexta e última matéria da série: “Pequenos negócios faturam alto com a instalação de placas solares”.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas