O Radar Agtech 2022, mapeamento das startups do agro brasileiro, foi lançado nessa quarta-feira (23), em São Paulo, no hub de inovação Distrito. Principal fonte de informações para quem quer obter um panorama das empresas de base tecnológica do setor, o Radar Agtech traz dados sobre perfil, segmento, área de atuação e localização das agtechs, além de revelar os investidores que realizaram aportes neste campo. O mapeamento reúne mais de 1.700 empresas que desenvolvem soluções em tecnologia aplicada à agricultura, a maior parte situada em São Paulo, mas com atuação nacional.
“O Radar Agtech, cuja primeira edição é de 2019, mostra que nosso principal desafio, como país e como setor, é agregar valor. Empreender não é fácil e no agro, menos ainda. Mas podemos investir, por exemplo, em produtos com certificado de origem e em alimentos orgânicos”, disse Thiago Teixeira, da Embrapa, que desenvolveu o estudo com o apoio do Sebrae, da SP Ventures e da consultoria Homo Ludens.
Para a edição 2022 do Radar, o Sebrae empenhou esforços para ampliar a abrangência do levantamento. A partir de sua robusta base de dados de startups de diversas áreas em todos os estados brasileiros, o Sebrae contribuiu para expandir o número de agtechs catalogadas e qualificar as informações do estudo, levando em conta dados qualitativos, que abrangem aspectos como tamanho da empresa, quantidade e gênero dos sócios, registro no CNAE, entre outros. A etapa seguinte foi elaborar um diagnóstico aprofundado das startups mapeadas, a partir de entrevistas que procuravam conhecer o perfil e as necessidades desses negócios.
“O Sebrae viu no estudo uma grande oportunidade para intensificar sua agenda no segmento do agro. E, indubitavelmente, o Radar Agtech é um expoente de mapeamento maduro para nos conectarmos de forma mais rápida e eficiente com os produtores”, afirmou Rodrigo Rodrigues, analista de Inovação do Sebrae. As startups mapeadas pelo Radar Agtechs estão organizadas em três segmentos e reúnem soluções baseadas em robótica, edição de genes, inteligência artificial, blockchain, nanotecnologia, proteína sintética, agricultura celular e machine learning.
“Conhecer e apoiar as startups identificadas no Radar Agtech é um dos meios mais rápidos e eficientes para alcançarmos o objetivo de alçar os nossos produtores, não somente os grandes, mas principalmente as pequenas propriedades rurais, ao nível de referência global em sustentabilidade, produtividade, inovação e digitalização”, sinalizaram Carlos Melles e Bruno Quick, presidente e diretor técnico do Sebrae, na introdução do Radar AgTech 2022.
O documento está disponível em radaragtech.com.br.