Uma receita passada de geração a geração virou uma baita oportunidade de negócio. Em 2016, Renata Farhat Sabbatini e o marido, Átila Sabbatini, resolveram começar a vender a tradicional farofa de alho da família. Nascia a Santa Rita, empresa familiar localizada em São Paulo – que, antes mesmo do CNPJ, já iniciava sua parceria com o Sebrae. “Eu não tinha noção de gestão financeira, muito menos de como precificar os produtos. Fiz algumas consultorias para entender tudo o que eu precisava para iniciar a empresa”, conta.
O negócio começou pequeno com a mãe da Renata preparando a farofa no apartamento da filha, enquanto ela e o marido ensacavam e levavam para vender. Segundo a empresária, os supermercados estavam em busca de alimentos sem glúten e sem lactose e a farofa atendia a essa necessidade. “A nossa farofa não contém glúten, lactose e tem validade de nove meses sem conservante. Nós aproveitamos o boom daquela época”, explica.
Rápida expansão
A receita de sucesso logo chamou a atenção dos estabelecimentos. Em três anos, a cozinha da empresa saiu do apartamento para um galpão no Brás. Nesse período, novas receitas foram testadas, como as farofas de cebola, de pimenta dedo de moça, de frutas secas e de limão siciliano. Também foi necessária a contratação de funcionários para ajudar na demanda. Já no início da pandemia, os empresários transferiram a fábrica para um galpão de 900 metros em Louveira, no interior de São Paulo. Além de produzir as farofas para venda própria, a empresa passou a fazer o produto para outras marcas.
-
-
Esta reportagem faz parte da série de lançamento da nova Agência Sebrae de Notícias (ASN). Desde 1º de junho, o principal portal brasileiro voltado ao empreendedorismo está de cara nova: mais atraente e moderno, com navegação interativa e multimídia. O lançamento marca o aniversário de 20 anos da ASN e faz parte das ações em comemoração aos 50 anos do Sebrae. O novo projeto gráfico permite visualizar com facilidade os diversos conteúdos produzidos especialmente para o portal: notícias, séries especiais, podcasts, imagens e vídeos.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
-
Confira a galeria de foto neste link
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF