ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Com vendas online, Elison aumentou 30% do faturamento de sua loja

Depois de 30 anos atrás do balcão, gaúcho investiu no e-commerce e pretende fechar 2022 dobrando o faturamento
Por Da Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Elison Paulo da Silveira era apenas um funcionário da Eletro União, empresa que presta serviço de assistência técnica a eletrodomésticos e vende materiais elétrico e hidráulico e de utilidades para o lar. Até que, em 2021, Elison enxergou a oportunidade de investir no negócio em que ele atuava há 30 anos na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Ele assumiu a Eletro União e imediatamente investiu na digitalização do empreendimento e no modelo de vendas online.

A pandemia não chegou a impactar negativamente a Eletro União devido à natureza do negócio. Além disso, Elison deu início à sua gestão do empreendimento já buscando oportunidades de expansão. Segundo ele, o Sebrae foi muito importante nesse processo, que prestou consultorias para a empresa nas áreas de finanças e layout, ofereceu cursos nas áreas de marketing e vendas – e atuou na facilitação da jornada do e-commerce.

O gaúcho resolveu apostar nas vendas virtuais por meio de marketplaces, oferecendo produtos em plataformas já estabelecidas com o custo de uma comissão. “Eu comecei a entrar no site do Sebrae, assistir a lives e também fui pesquisando. Aí recebi um e-mail do Sebrae comunicando a parceria com a Magalu e consegui me cadastrar por lá. Hoje, 90% das vendas acontecem pela Magalu”, conta.

Atualmente a Eletro União, que conta com sete colaboradores, comercializa 80 produtos por dia nas plataformas de marketplaces. As vendas por meio do canal virtual já representam 60% do faturamento total da empresa – o que levou o empreendimento a triplicar o faturamento em 2021. “Antes eu tinha que ir aos correios levar os produtos. Hoje, os correios veem buscar aqui na loja por causa do volume”, lembra.

Elison está otimista e pretende fechar 2022 vendendo o dobro do ano passado. A aposta está nas vendas de chuveiros e torneiras elétricas, que são procurados principalmente no inverno. Para continuar crescendo, o próximo passo, de acordo com o empreendedor, é lançar seu próprio e-commerce. E Elison está certo de que o Sebrae será estratégico nesse processo de implementação da loja virtual: “Meu objetivo é crescer no digital e aumentar o faturamento. Não estar apenas nos marketplaces, mas também ter um segmento da loja física no online”.

Esta reportagem faz parte da série de lançamento da nova Agência Sebrae de Notícias (ASN). Desde 1º de junho, o principal portal brasileiro voltado ao empreendedorismo está de cara nova: mais atraente e moderno, com navegação interativa e multimídia. O lançamento marca o aniversário de 20 anos da ASN e faz parte das ações em comemoração aos 50 anos do Sebrae. O novo projeto gráfico permite visualizar com facilidade os diversos conteúdos produzidos especialmente para o portal: notícias, séries especiais, podcasts, imagens e vídeos.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

  • Cases
  • Dicas
  • Empreendedorismo real
  • Histórias
  • Inspiração
  • Lições
  • Prática
  • Superação
  • Trajetória