ASN Nacional
Compartilhe

RuralTur 2025 consolida a Chapada Diamantina no roteiro do turismo rural do Brasil

A feira fortaleceu negócios, cultura local e experiências rurais da Chapada Diamantina
Por Nara Zaneli/ML e Pedro Soledade
ASN Nacional
Compartilhe

A 21ª edição da Rural Tur chegou ao fim em Mucugê (BA), Chapada Diamantina, deixando um saldo positivo para o turismo rural e os pequenos empreendimentos do campo. Foram três dias de feira, com a participação de mais de 3 mil visitantes, 42 expositores da Bahia e de outros sete estados, mais de 40 horas de capacitações e 12 apresentações culturais que movimentaram a cidade e a região.

Mais do que uma feira de negócios, a Rural Tur foi uma oportunidade para o público vivenciar experiências únicas em gastronomia, artesanato, hospedagem e turismo de vivência, fortalecendo a economia local e colocando o interior baiano na vitrine nacional do turismo rural. Hotéis, pousadas, restaurantes, vans e receptivos estiveram cheios, confirmando o impacto do evento na geração de renda e no fortalecimento da economia local.

A coordenadora do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, reforçou a importância do evento. “A Rural Tur já percorreu estados do Nordeste, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e agora encerra mais uma edição de sucesso na Bahia. O diferencial aqui foi a mistura dos elementos da cultura brasileira com o turismo rural, que bebe na fonte de outras atividades econômicas. A Chapada Diamantina mostrou que o desenvolvimento não depende do porte, mas de estratégias, onde o turismo rural, vinculado a outras atividades, potencializa experiências e vivências. O evento está maduro e temos o desafio de inserir outros estados para ampliar essa troca de experiências e fortalecer a comercialização local, estadual e nacional”, afirmou.

Durante a cerimônia de encerramento, o gestor estadual do Sebrae Bahia, Edicarlos Moreira, realizou a passagem simbólica da feira para o superintendente do Sebrae Espírito Santo, Pedro Rigo, já que o estado capixaba será a sede da 22ª edição. “A RuralTur em Mucugê foi um grande sucesso, mostrando a força do turismo rural baiano e da Chapada Diamantina. Desejo ao Espírito Santo que a próxima edição seja igualmente bem-sucedida e uma oportunidade para o Sebrae continuar fortalecendo os pequenos negócios do campo no Brasil a partir do Turismo”, destacou Edicarlos.

A idealizadora da Rural Tur, Regina Amorim, do Sebrae Paraíba, fez um balanço dos 21 anos da feira. “Até 2014, a Rural Tur acontecia apenas na Paraíba, mas depois foi nacionalizada, chegando a outros estados e até mesmo ocorrendo de forma virtual durante a pandemia, quando ainda assim fortaleceu os pequenos negócios rurais. Foi uma atitude ousada no início, mas hoje a feira é consolidada porque o Brasil é muito forte em ruralidade, onde 60% dos municípios são rurais. O evento mobiliza toda a cadeia turística, envolvendo restaurantes, hospedagem, transporte, receptivos e afins, sendo um movimento de negócios que gera negócios”, afirmou.

Os expositores também celebraram os resultados da Rural Tur. A agrônoma Damaris Rodrigues, que administra juntamente com seu esposo, também agrônomo, Júlio Rodrigues, o Rancho Rosa do Deserto em Morro do Chapéu, destacou a potencialidade da feira, e explicou como se sentiu pertencente ao ecossistema como empreendedora rural do território.

“A Rural Tur trouxe para mim a certeza de que sou capaz de participar de forma efetiva do desenvolvimento da nossa região, assim como tantos outros produtores da nossa Chapada. As rotas especiais são um caminho de desenvolvimento e prosperidade para os pequenos negócios, onde podemos apresentar nossos produtos aos visitantes, e a Rural Tur foi esse momento único de aprendizado, de comercialização e de lançamento desse projeto que vai nos unir ainda mais, para juntos, sermos mais fortes”, celebrou a empreendedora.

Já o turismólogo Carlos Moisés, representante do Circuito do Umbuzeiro, no alto sertão de Sergipe, elogiou o espaço de convivência da feira, e sua potencialidade de apresentar os empreendimentos para o Brasil e para o mundo. “É um momento muito importante porque nos conecta a outros empreendimentos, nos permite aprender com experiências de outros estados e também mostrar as riquezas do sertão sergipano, convidando visitantes a conhecerem nossa região. Foi realmente um espaço muito positivo”, avaliou o participante.

Fortalecimento do turismo rural e incentivo ao desenvolvimento sustentável

Encerrando sua passagem pela Bahia, a Rural Tur reforçou seu papel como feira que promove a autonomia dos produtores, divulga a culinária, a cultura local e as experiências no campo, criando um verdadeiro ecossistema de negócios rurais interligados em todo o Brasil. O evento preparou o terreno para a 22ª Rural Tur, que será realizada no Espírito Santo em 2026.

A Rural Tur foi uma realização do Sebrae em parceria com o Sistema Comércio, Prefeitura de Mucugê, Governo da Bahia – por meio da Secretaria de Turismo, Cepas Diamantina, Sistema Faeb/Senar e Instituto Sincorá.

-

-

  • feira
  • Rural Tur
  • turismo rural