ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Bruno Quick: “O turismo que não transforma é distração”

O diretor-técnico do Sebrae participou do Impulsiona Turismo, evento que apresneta avanços do programa Agentes de Roteiro Turísticos
Por André Luiz Gomes
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Mais de 18,2 mil pequenos negócios em todo o país foram impactados diretamente pelo Programa Agentes de Roteiro Turístico (ART) do Sebrae. Esse é um dos dados que foram apresentados nesta quarta-feira (11), em Brasília, durante o Impulsiona Turismo, evento realizado para apresentar os avanços do programa e promover uma troca de experiências entre as unidades estaduais da instituição. O encontro recebeu ainda empresários do setor e representantes locais dos roteiros turísticos.

Durante a abertura do evento, o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, ressaltou o desafio de promover a convergência das ações para possibilitar uma melhor experiência aos clientes.

Foto: Duda Rodrigues.

O turismo que não transforma é distração. Para cada rota dessa há perguntas e respostas diferentes. O nosso papel é apoiar no desenvolvimento, da melhor forma possível, levar conhecimento e ajudar com que esses roteiros conectem a atividade econômica de quem visita o local com quem vive no território.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.

“São as pessoas que fazem as coisas acontecer. Esse profissional que é o nosso Agente de Roteiros Turísticos é um agente de mudança, de transformação, de encorajamento e de conexão”, exaltou o diretor-técnico do Sebrae. “Esse encontro é de uma riqueza extraordinária. Se conseguirmos fortalecer o nosso trabalho, conseguiremos fazer com que a ação chegue ao Brasil inteiro”, concluiu Bruno Quick.

Na ocasião, a analista de Competividade do Sebrae Germana Magalhães trouxe outros números conquistados com a atuação dos cerca de 200 Agentes de Roteiro Turístico que atenderam mais de 700 municípios, com a promoção de 283 roteiros em 176 regiões e a oferta de 426 produtos turísticos. Além disso, em 2024, o Sebrae possibilitou a participação de 152 roteiros em encontros de negócios realizados em eventos de alcance nacional. “Nossa ação é apoiar no fortalecimento da governança, além de aplicar o diagnóstico de maturidade e apoiar na análise e na definição das ações, bem como auxiliar no acesso ao mercado”, comentou.

Polo Sebrae de Turismo de Experiência

O Polo de Referência Sebrae em Turismo de Experiência também foi um dos temas abordados na abertura do evento. A iniciativa estabelece um ambiente de inteligência e disseminação de conhecimentos sobre o tema com foco no desenvolvimento e fortalecimento do setor. O Polo tem atuado para impulsionar o empreendedorismo e a inovação, proporcionando suporte estratégico e recursos para os empreendedores e pequenos negócios envolvidos.

De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, a iniciativa realizou estudos de tendência e buscou entender o olhar de quem compra e quem vende o produto de turismo de experiência. Alguns dos dados observados foram: o turismo de experiência já é responsável por aproximadamente 60% do faturamento dos pequenos negócios da indústria do turismo, as experiências vivenciadas em uma viagem são a maior motivação de praticamente nove em cada 10 turistas brasileiros, o contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%), e quase 70% das pessoas buscam por momentos de relaxamento.

Foto: Duda Rodrigues.

Nosso desafio é fazer com que esse produto de turismo chegue ao mercado, e que ele se torna objeto de desejo do consumidor e como vendemos isso. O Sebrae não pode parar na etapa de preparação do empreendimento. É necessário ir além, buscar a cadeia produtiva do setor. O produto de experiência precisa ser sempre revistado e buscar a aprovação do cliente, que está ansiando um momento memorável.
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.

  • Impulsiona Turismo
  • Turismo
  • turismo de experiência