Um grupo de cinco jornalistas do Canadá e dos Estados Unidos passou três dias explorando os atrativos e as belezas naturais de Foz do Iguaçu, com o enfoque específico do turismo de luxo. Os profissionais estiveram no Paraná a convite do Sebrae e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que organizaram a press trip para promover o segmento no país, em especial em Foz do Iguaçu e no Rio de Janeiro (cidade onde o grupo também passou três dias).
No roteiro de Foz, o grupo ficou em hospedagens luxuosas no Belmond Hotel das Cataratas e fez tours exclusivos. Tudo para mostrar o potencial do turismo de luxo que existe na cidade.
“Nós estamos há algum tempo trabalhando com os empresários do setor para melhorar as experiências turísticas de Foz e promover o local como um Destino Turístico Inteligente. Por isso, junto à Embratur, pensamos em um roteiro que pudesse mostrar esse lado mais requintado do turismo iguaçuense, enfatizando que aqui nós realmente temos opções para todos, inclusive aqueles que buscam exclusividade, luxo e sofisticação durante a viagem”, explica a consultora do Sebrae/PR, Maisa Silvestre.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a importância dessa parceria, principalmente com foco no público norte-americano.
“Todas essas iniciativas com o mercado norte-americano são estudadas e estão conectadas para reforçar a presença dos destinos brasileiros nos Estados Unidos e para que a gente possa aumentar o número de turistas internacionais no Brasil. Isso resulta em dinheiro direto na economia do destino, gerando emprego e renda, e fortalecendo, também, nossa cultura e o senso de preservação ambiental desses lugares”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Roteiro de luxo
O grupo, que chegou no dia 10 de outubro, hospedou-se no Belmond Hotel das Cataratas, único do Brasil e da América do Sul a ganhar cinco estrelas no guia Forbes Travel Guide.
No dia 10, o roteiro também incluiu almoço no restaurante Le Mir Comida Árabe, experiência Sabores do Iguaçu na sorveteria Oficina do Sorvete, piquenique no gramado do Belmond com vista para as Cataratas do Iguaçu e jantar no restaurante Y, inaugurado no Hotel em maio deste ano e comandado pelo chef Luiz Filipe Souza.
Já no dia 11, a experiência começou com a visita à Itaipu no Circuito Especial, almoço no restaurante do Hotel, trilha das Cataratas, Macuco Safari e jantar no restaurante Cabeza de Vaca, localizado junto ao Marco das 3 Fronteiras.
No último dia, o roteiro foi mais intenso, mesclando os momentos de relaxamento na experiência do SPA do Hotel e a aventura do voo panorâmico de helicóptero. Um pacote completo para demonstrar o potencial de Foz do Iguaçu para o segmento de luxo.
Experiências memoráveis
Do estado da Califórnia, o jornalista Greg Custer foi um dos participantes a pousarem em Foz do Iguaçu para a press trip. Ele, que já esteve no Brasil por mais de dez vezes, destacou que cada visita é diferente e que, agora, ele se surpreendeu com a receptividade de Foz do Iguaçu e o preparo conjunto que a cidade tem para receber norte-americanos.
“É claro que nós temos a barreira idiomática, mas em todos os lugares que fomos não enfrentamos grandes dificuldades em nos comunicar. Isso é importante porque dá mais segurança para quem vem até aqui. Vejo que a cidade está muito bem preparada para receber turistas, com várias obras em andamento (o que me dá a certeza de que tem mais melhorias vindo pela frente) e muitos pontos turísticos que mostram a grandeza da tecnologia, como a Itaipu, e da natureza, como o Parque Nacional do Iguaçu”, relata.
Outro destaque, segundo Greg, foi o protagonismo dos pequenos negócios, como a Oficina do Sorvete, que visitaram no primeiro dia da viagem. Ele enfatizou que esse contato com o que é local e feito por gerações, como é o caso dos sorvetes da empresa em questão, enriquece a experiência do turista.
“Vi esse esforço dos pequenos negócios em também se prepararem para o turismo e para melhor receber os visitantes. Isso é muito importante porque, de um lado, ajuda as empresas a se desenvolverem e, de outro, oportuniza que o turista tenha uma experiência diferente, mais próxima do cotidiano da cidade. É um trabalho muito importante que vem sendo feito aqui”, observa.
Como todo bom jornalista, ainda durante os passeios, Greg já pensava nas formas de comunicar a viagem para os seus leitores. E, de acordo com ele, tem muita coisa boa por vir. “Vou levar para os leitores essa experiência completa, que integra natureza, pessoas, luxo e gastronomia”, enumera. “Foz do Iguaçu se mostrou um destino muito bom de se visitar e quero fazer o meu relato para que os leitores tenham vontade de aceitar o meu convite e embarcarem para o Brasil e incluírem o Paraná no roteiro”, enfatiza.
Turismo no Paraná
Segundo dados da Secretaria de Turismo de Estado, houve um aumento de 51,3% na chegada de turistas internacionais entre 2022 e 2023. Em 2023, entre os países que lideram essas chegadas, está o Paraguai (348.914 turistas), a Argentina (225.514 turistas) e os Estados Unidos (30.387), sendo que houve crescimento de 232,3% de turistas chilenos e de 87,5% de viajantes do Reino Unido. Destes estrangeiros, cerca de 54% chegam ao Paraná para lazer e turismo.
Por aqui, os três segmentos turísticos mais procurados são de ecoturismo (22,2%), turismo cultural (20,3%) e turismo de aventura (13,4%). E dado o crescimento do setor, somente em 2023, o setor criou 6,7 mil vagas de empregos formais no Estado.
“Tudo isso comprova a força do nosso estado, que conquistou o 4º melhor resultado de economia do turismo do Brasil – que é 94% formato de pequenos negócios. Por isso, o Sebrae/PR tem investido muito neste segmento, criando programas e soluções exclusivas que ajudam a fortalecer os negócios já existentes e a formatar os que ainda estão sendo criados. Isso movimenta a economia e promove o Paraná como um estado atrativo para o turista, seja ele brasileiro ou estrangeiro”, conclui a consultora Maisa Silvestre.