ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Último dia para conhecer a Feira de Queijos Artesanais, em Brasília

Iniciativa tem 26 produtores de queijos premiados, nacional e internacionalmente, vindos de diferentes regiões do país
Por Da Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Os apaixonados por queijo ainda podem conhecer a Feira de Queijos Artesanais, que segue aberta ao público nesta quarta-feira (13) e acontece na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. A iniciativa conta com a exposição de 26 representantes de associações de produtores de queijos de diferentes regiões do país que carregam prêmios nacionais e internacionais de qualidade. A Feira faz parte da programação do 1º Fórum Nacional do Leite, evento que reúne produtores de leite, representantes da agroindústria, lideranças do setor e gestores públicos para debater os desafios e perspectivas para o segmento.

Um dos expositores da feira é Isandrey Azedo, proprietário da Macurany Leiteria. Crédito: Erivelton Viana.

Isandrey Azedo é proprietário da Macurany Leiteria, que atua há três anos na cidade de Parintins, no Amazonas. O empreendedor, que conta com o suporte do Sebrae por meio do Sebraetec, é de uma família tradicional do estado, que sempre produziu leite, queijo e manteiga. Em 2019, ele e sua esposa decidiram empreender e diversificar os produtos.

Com produção própria de 40 vacas, eles produzem queijo coalho tradicional e temperado, queijo minas frescal, além de doce de leite e iogurte. “A experiência aqui na Feira é muito oportuna para entender a aceitação do público, que tem nos surpreendido”, comemora Isandrey, lembrando q que o negócio começou com o formato delivery e, depois de um investimento em rotulagem, hoje já é destaque no mercado de Parintins.

Marcos Avila representa a empresa Sítio Real Araxá. O pequeno negócio produz queijo fresco meia cura, curado defumado e com condimentos. Crédito: Erivelton Viana.

Também em 2019, o veterinário Marcos Avila e seu irmão, agrônomo, assumiram uma empreitada e compraram a empresa Sítio Real Araxá, da cidade mineira, que naquela época tinha dois anos de existência. O pequeno negócio produz queijo fresco meia cura, curado defumado e com condimentos – especialidades que já renderam premiações nacionais e internacionais para o produto. A qualidade do processo de produção também resultou na conquista do Selo Arte, que possibilita ao Sítio Real Araxá comercializar em todo o país.

Marcos, que é veterinário e responsável pela área de pré-produção e gestão do negócio, também preside a Associação de Queijo Minas Artesanal da Região de Araxá – AQMARA. “O Sebrae tem uma participação muito efetiva não só na nossa empresa, mas em todo o ambiente empresarial da região. É o parceiro que nos traz um olhar de negócios”, afirma Marcos. Ele, que já participou de outros eventos a convite do Sebrae, elogia a iniciativa: “As feiras são as melhores maneiras de sairmos do anonimato. Aqui plantamos sementes e começamos a ser conhecidos a nível nacional. Aconteceu assim com clientes em Petrolina e Gramado”.

  • Agronegócio
  • Datas comemorativas
  • Empreendedores
  • Exemplos
  • Grupos
  • Histórias
  • Modelos
  • Nichos
  • Oportunidades
  • Ramo
  • Segmentos
  • Setor