Com o objetivo de fomentar a criação de produtos associados ao turismo, o projeto SouPG resultou no desenvolvimento de 39 novos souvenires de 17 profissionais criativos de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná. A apresentação à comunidade e à rede de potenciais pontos de vendas aconteceu nesta quinta-feira (9), no Sesc Estação Saudade.
Entre os produtos criados estão porta chaves, adornos, acessórios, estampas exclusivas com temas de atrativos, objetos de materiais recicláveis, temas que valorizam a cultura da cidade com humor, quadro decorativo, imãs, chaveiros, saboneteiras, bandeja, suporte para velas, colar de mesa, petisqueira, canecas, latinhas, camisetas, ecobags, estojo multifuncional, bonecas, cartões postais e lápis.
A professora aposentada e artesã Ivana Luzia Lascosk é uma das participantes do projeto. Ela criou um lápis com a técnica do pontilhismo, no qual pontos de cor provocam, pela justaposição, uma pintura óptica aos olhos do observador. O produto estará disponível para venda na Casa do Artesão, também nos formatos de chaveiro e imã e agora ela poderá ampliar seu mercado com a projeção do SouPg.
“O lápis, por si só, é pequeno e fino. Pensei, então, em criar um lápis maior, de ponta grossa, já remetendo ao nome da cidade. Para isso, utilizo cabo de vassoura e, para a ponta, carvão de pilha descartada”, conta a artesã.
O supervisor operacional de hotel pertencente à uma rede, Felipe de Oliveira, foi conhecer os produtos e discutir novas parcerias com os profissionais criativos.
“O que notamos é que o interesse em comprar uma lembrança que representa Ponta Grossa parte dos nossos hóspedes, que nos perguntam quais são as opções disponíveis hoje e como comprar. A ideia é levar algumas opções para nossos clientes para que possam ter uma lembrança da cidade”, comenta.
O projeto SouPG contou com a participação de criativos que integraram uma jornada de capacitações, com mentorias e consultorias, sobre turismo e oportunidades de negócios, tendências e inovação no design e empreendedorismo e finanças, além de oficinas sobre personas do turismo, design, custos, precificação e comportamento empreendedor. Os produtos desenvolvidos passaram por uma curadoria de seleção.
A entusiasta do patrimônio cultural de Ponta Grossa e diretora de Turismo da Prefeitura de Ponta Grossa, Márcia Droppa, falou da satisfação da marca SouPG.
“Nossa memória e identidade estão representadas nesses produtos, que vão circular, a partir de agora, entre os ponta-grossenses e pelo mundo”, projeta.
O prefeito em exercício de Ponta Grossa, Saulo Vinicius Hladyszwski, também evidenciou a importância do projeto.
“O SouPG só foi possível graças às parcerias e aos profissionais que abraçaram essa ideia. Não temos dúvida de que esses produtos vão percorrer diversos países e também terão força entre os ponta-grossenses”, frisa.
Parcerias
O projeto, inédito na cidade, é uma ação entre o Sebrae/PR e a Prefeitura de Ponta Grossa através das secretarias municipais de Turismo; de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional; de Cultura; e do Departamento de Marketing e Publicidade. Fazem parte ainda a Agência de Inovação de Ponta Grossa, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB), Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) Campos Gerais, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur com a Casa do Artesão).
O gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, frisou a importância das parcerias para que o projeto fosse realizado, como também o interesse dos participantes.
“O projeto faz jus ao destino Ponta Grossa, que é reconhecido internacionalmente pelos atrativos turísticos. Agradecemos às parcerias e aos profissionais que se dedicaram na criação de produtos inovadores”, finaliza.