ASN Nacional
Compartilhe

Souvenires criativos são apresentados ao mercado turístico de Ponta Grossa

Na terra da Vila Velha, produtos foram criados por 17 profissionais dentro do Projeto SouPG
Por ASN Paraná
ASN Nacional
Compartilhe

Com o objetivo de fomentar a criação de produtos associados ao turismo, o projeto SouPG resultou no desenvolvimento de 39 novos souvenires de 17 profissionais criativos de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná. A apresentação à comunidade e à rede de potenciais pontos de vendas aconteceu nesta quinta-feira (9), no Sesc Estação Saudade.

Entre os produtos criados estão porta chaves, adornos, acessórios, estampas exclusivas com temas de atrativos, objetos de materiais recicláveis, temas que valorizam a cultura da cidade com humor, quadro decorativo, imãs, chaveiros, saboneteiras, bandeja, suporte para velas, colar de mesa, petisqueira, canecas, latinhas, camisetas, ecobags, estojo multifuncional, bonecas, cartões postais e lápis.

A professora aposentada e artesã Ivana Luzia Lascosk é uma das participantes do projeto. Ela criou um lápis com a técnica do pontilhismo, no qual pontos de cor provocam, pela justaposição, uma pintura óptica aos olhos do observador. O produto estará disponível para venda na Casa do Artesão, também nos formatos de chaveiro e imã e agora ela poderá ampliar seu mercado com a projeção do SouPg.

Comunidade e empresários do setor de turismo puderam conhecer os produtos. Fotos: Rogerio Junior

“O lápis, por si só, é pequeno e fino. Pensei, então, em criar um lápis maior, de ponta grossa, já remetendo ao nome da cidade. Para isso, utilizo cabo de vassoura e, para a ponta, carvão de pilha descartada”, conta a artesã.

O supervisor operacional de hotel pertencente à uma rede, Felipe de Oliveira, foi conhecer os produtos e discutir novas parcerias com os profissionais criativos.

“O que notamos é que o interesse em comprar uma lembrança que representa Ponta Grossa parte dos nossos hóspedes, que nos perguntam quais são as opções disponíveis hoje e como comprar. A ideia é levar algumas opções para nossos clientes para que possam ter uma lembrança da cidade”, comenta.

O projeto SouPG contou com a participação de criativos que integraram uma jornada de capacitações, com mentorias e consultorias, sobre turismo e oportunidades de negócios, tendências e inovação no design e empreendedorismo e finanças, além de oficinas sobre personas do turismo, design, custos, precificação e comportamento empreendedor. Os produtos desenvolvidos passaram por uma curadoria de seleção.

A entusiasta do patrimônio cultural de Ponta Grossa e diretora de Turismo da Prefeitura de Ponta Grossa, Márcia Droppa, falou da satisfação da marca SouPG.

“Nossa memória e identidade estão representadas nesses produtos, que vão circular, a partir de agora, entre os ponta-grossenses e pelo mundo”, projeta.

O prefeito em exercício de Ponta Grossa, Saulo Vinicius Hladyszwski, também evidenciou a importância do projeto.

“O SouPG só foi possível graças às parcerias e aos profissionais que abraçaram essa ideia. Não temos dúvida de que esses produtos vão percorrer diversos países e também terão força entre os ponta-grossenses”, frisa.

Parcerias

O projeto, inédito na cidade, é uma ação entre o Sebrae/PR e a Prefeitura de Ponta Grossa através das secretarias municipais de Turismo; de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional; de Cultura; e do Departamento de Marketing e Publicidade. Fazem parte ainda a Agência de Inovação de Ponta Grossa, Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB), Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) Campos Gerais, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur com a Casa do Artesão).

Joel Franzim Junior, destacou as parcerias que viabilizaram a iniciativa

O gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, frisou a importância das parcerias para que o projeto fosse realizado, como também o interesse dos participantes.

“O projeto faz jus ao destino Ponta Grossa, que é reconhecido internacionalmente pelos atrativos turísticos. Agradecemos às parcerias e aos profissionais que se dedicaram na criação de produtos inovadores”, finaliza.

  • Artesanato
  • Turismo