Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN Nacional 30/06/22 às 11:09
Compartilhe

Sebrae Like a Boss prepara startups para o mercado internacional

Por Da Redação
ASN Nacional 30/06/22 às 11:09
Compartilhe

A experiência no Sebrae Like a Boss tem levado startups brasileiras a participarem de competições internacionais, contribuindo para abrir portas no mercado e reconhecimento em ecossistemas de inovação dentro e fora do país. É o caso da agritech paranaense NetWord Agro, que desenvolveu uma solução de monitoramento de solos e lavouras para preservação de pragas e doenças. Além de atuar em setes estados do Brasil, a startup já tem clientes no Paraguai e está em processo de alinhamento de parcerias no mercado europeu, principalmente na França e Holanda.

De acordo com a CO da NetWord Agro, Ana Carolina Ferronato, a participação no Sebrae Like a Boss no ano passado agregou muito em termos de conhecimento sobre o mercado internacional, mas também permitiu networking com especialistas renomados. “Além de todo o conteúdo e mentoria da trilha, foi uma oportunidade de estabelecer contatos que fizeram a diferença na nossa trajetória. Conhecemos pessoas que além de entenderem do cenário nacional também conhecem o internacional, como foi o caso do Rodrigo Mendes, da UGlobally, que nos indicou para uma missão na Europa para eventos voltados para agritech neste ano. Isso nos deu uma visibilidade muito grande”, contou.

Ela também destaca que a experiência foi importante para vivenciar outras competições, como a Copa Mundial de Empreendedorismo – na qual a startup NetWord Agro ficou no Top 100 mundial – e o Get in The Ring 2022, evento global que neste ano será realizado na Holanda.

A analista de Inovação do Sebrae Nacional Cristina Mieko explica que a presença em competições internacionais favorece a alavancagem das startups. “Queremos que além da capacitação as startups tenham real chance de gerar negócios dentro e fora do Brasil. O Sebrae tem atuado no ecossistema de inovação fazendo parcerias estratégicas para que as empresas participem dessas competições, que são muito importantes para promoção das startups, atraindo investimentos e essa chancela no exterior e no Brasil ajuda inclusive a empresa a escalar as operações ainda no Brasil”, ressaltou.

Desafio Sebrae Like a Boss

O programa Sebrae Like a Boss é uma parceria do Sebrae com o Instituto Inova Mais. Nos últimos quatro anos, a iniciativa atendeu mais de 4 mil startups de todos os estados e do Distrito Federal, com ações de qualificação gerencial e aproximação com investidores. A oportunidade é aberta para startups de todos os níveis de maturidade que podem se inscrever gratuitamente para as edições anuais do programa.

Além de receberem capacitações, as startups participantes também podem concorrer ao Desafio Sebrae Like a Boss, considerado a maior capacitação de startups no Brasil. Neste momento, o Desafio já selecionou 100 startups durante as seletivas estaduais, que ocorreram até 21 de maio. Todas já começaram a etapa de qualificação e internacionalização, com mentorias, pitch training, entre outras atividades, por meio de acesso à plataforma Startup Global.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas