ASN Nacional
Compartilhe

Queijo Canastra é o melhor do mundo no ranking do site The Taste Atlas

Iguaria brasileira aparece na frente de queijos como Grana Padano, Pecorino e Gorgonzola
Por Da Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Orgulho de todo brasileiro, o Queijo Canastra foi eleito pela audiência do site The Taste Atlas como o melhor do mundo. A lista com os 50 queijos mais bem avaliados do guia de experiências gastronômicas foi divulgada nesta semana. Reconhecido como Indicação Geográfica (IG), o tradicional queijo mineiro, agora reconhecido a nível global, é uma das principais formas de sustento dos produtores dos municípios de São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi.

Produzido artesanalmente há mais de 200 anos na Serra da Canastra, região de Minas Gerais, a iguaria é feita com leite cru de vacas que vivem no campo. Além da casca amarela oriunda dos mais de 22 dias de maturação, a identidade inconfundível do Canastra se deve ao capricho do “pingo” – soro que escorre do queijo fresco e é misturado ao leite da produção do dia seguinte.

Comemorando o primeiro lugar alcançado pelo Queijo Canastra, Hulda Giesbrecht, analista de Inovação do Sebrae, explica a importância da Indicação Geográfica (IG) do produto, reconhecida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em 2012. “O queijo da Canastra é um exemplo de Indicação Geográfica brasileira decolando com grande potencial de ampliar mercados no país e no exterior”, destaca.

A analista conta que as IGs são mecanismos utilizados mundialmente para proteger e promover produtos com qualidade baseada na sua origem. “Hoje, no Brasil temos 90 IGs registradas. Algumas extrapolam a notoriedade no próprio território, na região e no país e alçam voos mundo afora”, acrescenta Hulda. O Sebrae Origens apoia a identificação, estruturação e promoção das IGs.

Sobre o Taste Atlas

O Taste Atlas é uma plataforma mundial que divulga e valoriza sabores locais e aromas típicos de regiões e cidades de todos os continentes. A avaliação é realizada pelos consumidores, refletindo a reputação dos produtos exibidos.

  • Agronegócio
  • Datas comemorativas
  • Empreendedores
  • Exemplos
  • Grupos
  • Histórias
  • Modelos
  • Nichos
  • Oportunidades
  • Ramo
  • Segmentos
  • Setor