O Programa Petrobras Conexões para Inovação – Módulo Startups, realizado em parceria com o Sebrae, celebra o desenvolvimento de soluções inovadoras capazes de resolver problemas da cadeia de óleo e gás. Ao todo, quatro editais foram lançados anualmente, desde 2019, com a seleção de 63 projetos, sendo que 53 startups desenvolveram ou estão desenvolvendo soluções voltadas para atender o mercado.
A Unidroid Robótica do Brasil, de São José dos Campos (SP), foi uma das startups participantes da iniciativa na edição 2020. A empresa foi selecionada entre mais de 300 inscritas para desenvolver o protótipo de um robô de combate à incêndios. Ao longo do processo, a startup teve acesso a investimentos, mentoria técnica da Petrobras e acompanhamento do Sebrae.
Operado de maneira remota, os robôs desenvolvidos pela startup são equipamentos à prova de explosão, voltados para atuar em zonas classificadas como explosivas. Segundo a CEO da Unidroid, Fernanda Morelli, a inovação será utilizada pela própria Petrobras em um primeiro momento, inclusive com testes em duas refinarias e implementação prevista para este ano. O equipamento também será comercializado para atender demandas do mercado industrial, como indústrias químicas e petrolíferas, por exemplo.
“Assinamos o primeiro contrato de cotitularidade da história da Petrobras. Também vamos receber um certificado criado especialmente para aprovação da solução. Ainda vem muita coisa pela frente”, comemora a CEO da Unidroid, Fernanda Morelli.
Na hora certa
Morelli conta que a oportunidade de participar do Programa Petrobras Conexões apareceu na hora certa, pois, logo depois da seletiva, começou a pandemia. À época, a empresa havia se formalizado há pouco mais de um ano após receber um investimento inicial. “Quando o edital saiu parecia que tinha sido feito para nós. Um dos desafios propostos tinha um match perfeito com nosso propósito e com nosso produto”, lembra.
Ela explica que inicialmente o protótipo era um equipamento mais simples que foi adaptado, ganhou maior porte e incluiu outras tecnologias ao longo do desafio que foram até patenteadas.
“Incluímos um sistema de câmeras exclusivos que nos gerou uma patente com a Petrobras e agregamos um ganhão de ataque rápido para reduzir o tempo de resposta aos incêndios, sendo capaz de realizar os primeiros combates antes da chegada de brigadas”, esclareceu.
Apoio do Sebrae
Além do suporte da equipe técnica da Petrobras, a Unidroid também foi acompanhada pelo Sebrae desde a seletiva do programa até a assinatura do contrato. Durante o desenvolvimento do projeto, a startup participou de reuniões quinzenais com foco no cumprimento do cronograma e dos prazos das principais tarefas, assim como para a prestação de contas.
A analista de Competitividade do Sebrae Nacional Taís Gomide explica que o Sebrae é parceiro da Petrobras desde a concepção do programa e oferece apoio a partir da etapa de seleção das empresas até a conclusão do projeto, com consultorias para a estruturação do modelo de negócio e pitch de apresentação da solução. “Sempre que era detectada pelos consultores do Sebrae alguma necessidade, a startup era direcionada para programas como Agentes Locais de Inovação (ALI), Brasil Mais Produtivo, IA Factory e ABStartups, que concedeu acesso direto a consultores de assuntos específicos”, acrescenta Taís Gomide.
A CEO da Unidroid destaca que continua participando das iniciativas de aceleração promovidas pelo Sebrae. “Conforme nós fomos desenvolvendo o projeto tecnicamente, desenvolvemos a empresa junto com o Sebrae com todo esse suporte na gestão do negócio”, comentou.