Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN Nacional 25/07/22 às 15:12 Atualização 25/07/22 às 15:23
Compartilhe

Relação entre tecnologia e finanças é tema em evento para microempreendedores

Por Com informações do Sebrae DF
ASN Nacional 25/07/22 às 15:12 Atualização 25/07/22 às 15:23
Compartilhe

Nesta terça-feira (26), o Sebrae no DF vai sediar o Inova Talks, uma conversa que funciona como “esquenta” para a edição 2022 do Sebrae Inova. Este será o primeiro de quatro Inova Talks, totalmente gratuitos, que acontecem até outubro, data do evento principal. O tema do Inova Talks será Finanças Digitais e vai abordar questões como mercado pós-pandemia, a relação entre a tecnologia 5G e as finanças, além de como empreender em um mundo com mercados cada vez mais virtuais.

Entre as consequências da pandemia do coronavírus, uma delas que tem merecido atenção é a questão do mercado. O mundo financeiro pós-pandemia está tendo que se adaptar a famílias que perderam seu poder de consumo e a empresas que passaram por grandes dificuldades, como endividamento e até mesmo quase falência.

Apesar disso, já há sinais de recuperação e retomada de um ambiente mais próximo do que havia antes do coronavírus. E com uma grande novidade: um país mais conectado com a chegada do 5G e da discussão sobre a sociedade 5.0. Outros assuntos, como sustentabilidade, inovações do futuro e tecnologias emergentes, também estarão nos próximos Inova Talks.

Sobre a estreia deste ano do Inova Talks, Gabriella Rocha, gerente de Marketing e Desenvolvimento do Sebrae no DF, explica a escolha do assunto. “A gente quer levar essa temática justamente para o nosso empreendedor entender como é que ele vai fazer parte disso, que tipo de informação e que tipo de comportamento ele precisa ter para se inserir nesse meio. A gente vive no mundo 3G, 4G, mas nem todo mundo sabe como isso vai impactar nossa vida”.

Quando se relacionam finanças digitais e tecnologia, destacam-se assuntos bastante presentes no mercado financeiro, como criptomoedas, NFT e investimento em metaverso, por exemplo. Gabriella diz que, quando se iniciaram as conversas sobre o que tratar no Inova Talks, levou-se em consideração não só as dúvidas e necessidades dos microempreendedores que chegam ao Sebrae como também as tendências de mercado.

“O empreendedor que sobreviveu a uma pandemia precisa saber qual é o próximo passo que precisa dar para seguir com a empresa dele, com o negócio que ele tá pensando em criar”, explica Gabriella. Para isso, o Inova Talks vai abordar a mentalidade que deve ter esse dono de negócio hoje, que, por exemplo, vê mercados como da criptomoeda renderem muito, mas também percebe como tudo pode ser muito instável nessa área da tecnologia. Adaptar-se a essas dinâmicas é um desafio e também uma obrigação. “A gente não pode ser o mesmo profissional que era há dez anos, a gente precisa acompanhar essa dinâmica da nossa existência”, completa a gerente de marketing e desenvolvimento do Sebrae no DF.

Outras iniciativas

O Sebrae tem investido com frequência em conteúdos que apresentem ao empreendedor possibilidades de se conectar em um mundo cada vez mais tecnológico. Cursos, palestras e workshops abrangem a necessidade de utilizar a tecnologia a favor do dono de negócios.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae no fim de 2021, com 6.883 microempreendedores de todos 26 Estados e DF, mostrou que aumentaram as vendas com utilização das redes sociais, com destaque para WhatsApp e Instagram. Além disso, foi preciso investir em tecnologia devido ao aumento de bancos exclusivamente digitais e com mais opções para pequenos negócios, bem como ampliação da informação via internet.

Sebrae Inova

O Sebrae Inova Talks abre as conversas sobre temas que serão abordados no grande evento de outubro, o Sebrae Inova, que reúne inovação, tecnologia e conteúdo atualizado em um mundo cada vez mais conectado. A primeira edição aconteceu em 2019, e logo no segundo ano, devido à pandemia, migrou para o formato on-line. Desde então, os participantes e organizadores aguardam para se encontrar novamente presencialmente.

Durante dois dias (25 e 26 de outubro), palestras, workshops e bate-papos acontecem com grandes nomes do empreendedorismo, com o objetivo de apresentar ferramentas e inovações que ajudem donos de seus próprios negócios.

Serviço:
O quê: Inova Talks
Quando: 26/7
Onde: Sebraelab (Residência Oficial da Granja do Torto – Parque Tecnológico de Brasília – BIOTIC, Lote 4) e transmissão no hotsite do Sebrae Inova
Inscrições: www.sebraeinova.com.br

Programação
15h30 – Abertura
15h40 – Painel Finanças Digitais para os pequenos negócios (Mauro Calil e Cris Vieira)
16h35 – Palestra O que falta para você ter Inteligência Financeira? (Paulo Vieira)
17h30 – Encerramento

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas