ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Trilha para capacitação on-line de franqueadores é novidade no Portal Parceria Sebrae ABF

Plataforma gratuita traz conteúdos e treinamentos digitais para orientar empreendedores que buscam ingressar no universo das franquias, na preparação prévia ou no momento da escolha da rede
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

São Paulo, abril de 2024 – O Portal Parceria Sebrae ABF conta agora com sua terceira trilha de conteúdos on-line e gratuitos, focados na capacitação de franqueadores. Lançada em novembro de 2023, a plataforma já disponibiliza outras duas trilhas de conhecimento: a primeira, voltada aos franqueados em atuação, com dicas de gestão para diferentes perfis de empresários, e a segunda, direcionada a potenciais franqueados.

Intitulada “Sou um Franqueador”, a nova trilha foi criada para fornecer as ferramentas e os conhecimentos necessários ao empresário para enfrentar os desafios do negócio. Cada conteúdo foi cuidadosamente selecionado para apoiar o empreendedor na jornada rumo ao sucesso sustentável em um mercado competitivo. O objetivo é preparar o franqueador para impulsionar sua marca, atingir a excelência e se destacar como no mundo do franchising.

O empresário é direcionado também a explorar uma jornada com valiosas informações e ferramentas úteis. Ele começa por conhecer a história inspiradora de uma franquia de sucesso e descobre os segredos por trás de seu triunfo. Depois, é levado a compreender o perfil e as motivações do candidato a franqueado, entre outras capacitações.

Em 2023, o número de operações de franquia em funcionamento em todo o País cresceu 6,2% sobre o ano anterior, somando mais de 195 mil, sendo que, na amostra pesquisada pela ABF (que representa 43% do faturamento do mercado), o saldo positivo entre abertura e fechamento de operações no período pesquisado foi de 11,4%.

Além disso, o empreendedorismo continua em alta no país. Segundo dados do Monitor Global de Empreendedorismo (GEM, na sigla em inglês), divulgado no Brasil pelo Sebrae, o país somou 90 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores em 2023, com a segunda maior população adulta do mundo que não é empreendedora, mas deseja ser em até três anos, atrás apenas da Índia.

Décio Lima, presidente do Sebrae, ressalta que as franquias têm sido um meio pelo qual muitos empreendedores iniciam seus negócios, buscando uma marca já consolidada, ou expandem suas empresas, tornando-se franqueadores. “Os projetos educacionais são fundamentais para apoiar os empreendedores. As microfranquias vêm ganhando cada vez mais espaço no empreendedorismo. O Sebrae avalia que elas funcionam também como um modelo estruturado para quem deseja empreender. Por meio destas parcerias, os pequenos negócios recebem orientações e informações sobre como atuar neste mercado, assim como serão orientados para ampliar o negócio. Isso é gerar oportunidades, mais empregos e renda”, destaca Décio.

De acordo com o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “uma premissa fundamental do franchising, e da própria ABF, é a transmissão de conhecimento e a educação empreendedora, e isso envolve tanto franqueados quanto franqueadores, especialmente os que estão começando. Nesta nova trilha, consolidamos o conhecimento basilar para que as franqueadoras tenham operações sólidas, contribuindo, assim, com o seu desenvolvimento”. O executivo ressalta, ainda, que essa terceira trilha possibilita que a ABF e o Sebrae levem esse conhecimento estruturado, de forma mais ampla e abrangente, a todos os franqueadores, onde quer que eles estejam.

O site da parceria Sebrae e ABF está hospedado no Portal Sebrae, que recebe milhares de visitas por mês. O tema franquias é um dos mais acessados e essa página concentra conteúdos e orientações em diversos formatos, além de textos e vídeos. O conteúdo é 100% on-line, gratuito e estruturado por consultores e especialistas do Sebrae, com apoio e curadoria da ABF. A rede de atendimento do Sebrae está preparada para solucionar as eventuais dúvidas dos interessados em franquias, contando também com o know how da Associação.

-

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita www.abf.com.br/abfnews.

-

Sobre o Sebrae

Ao fomentar o empreendedorismo e apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas, que são as grandes geradoras de emprego e renda do país, o Sebrae proporciona a inclusão econômica e social de milhões de brasileiros. A instituição investe em ações e programas de apoio aos pequenos negócios, incluindo os microempreendedores, com foco na formalização, educação empreendedora, inovação, crédito e sustentabilidade. Por meio de informações relevantes sobre mercado, tendências e regulamentações, auxilia a tomada de decisão de empreendedores de diversos segmentos. A partir de cursos, consultorias e capacitações, promove a competitividade, estimula a digitalização e a inovação nos pequenos negócios. O Sebrae também atua de forma articulada junto ao Congresso Nacional e aos demais poderes para viabilizar a melhoria do ambiente legal e de negócios, entre outras parcerias de impacto com instituições públicas e privadas.

Acesse o portal e faça parte desta jornada de conhecimento. Clique aqui e saiba mais.

  • franquia