ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Programa Inova Cerrado amplia oportunidades de negócios a pequenas empresas

Iniciativa do Sebrae reforça potencial de crescimento de empresas de bioeconomia, com capacitações e rede de conexões
Por Brunna Pires
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Participar do programa Inova Cerrado, do Sebrae, foi mais foi um divisor de águas na trajetória das empreendedoras negras e LGBTQIA+ Ana Elizabeth e Kelly Luana. Direto de Ceilândia, no Distrito Federal, elas deram vida à Tom de Ébano, uma marca que transforma o bioma em experiências sensoriais por meio de produtos artesanais para o bem-estar.

Em 2024, com o incentivo do programa, nasceu a ideia de criar um novo produto, o home spray Baunilha do Cerrado. “Conhecemos pessoas incríveis que nos apresentaram novas matérias-primas do bioma, o que abriram portas para ampliar nosso portfólio e apostar em inovação”, conta Ana.

O programa do Sebrae visa fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma, o segundo maior do país.

Produtos da Tom de Ébano se destacam pela experiência sensorial oferecida | Foto: Divulgação

Além de técnicas que elevaram a qualidade e a competitividade dos produtos, Ana e Kelly conquistaram algo tão valioso quanto: uma rede de conexões. Hoje, somam parcerias e oportunidades de venda com outras empresas e cooperativas locais, fortalecendo não só o negócio, mas toda a comunidade empreendedora da região.

A história da Tom de Ébano se cruza com a de outro negócio do mesmo ramo na capital federal. A dona da marca Cuidados do Cerrado, Natália Ofão, também colheu os bons frutos da participação da sua empresa na fase de ideação do programa.

Sobre sua experiência no ano passado ao participar do Inova Cerrado, Natália conta que, mais do que conhecimento, ganhou uma rede de contatos valiosa de empreendedores e especialistas.

Quando o Inova Cerrado entrou em nossa história, tudo mudou. As capacitações, mentorias e conexões abriram portas para inovação, gestão mais estratégica e práticas ainda mais sustentáveis. Aprendemos a estruturar processos, profissionalizar o negócio e planejar um crescimento sólido, sem perder nossa essência artesanal.

Natália Ofão, empreendedora

A trajetória dela começou de forma simples, mas cheia de propósito. Com uma base de conhecimento em Estética e Cosmetologia, Natália decidiu enfrentar suas próprias marcas de acne criando um sérum natural com óleos vegetais e essenciais. Desde então, aquela receita caseira evoluiu para uma linha completa de cosméticos naturais e veganos e assim nasceu a Cuidados do errado.

Mentorias e conexões

Em 2025, o programa entrou na fase de Tração, onde os 220 proponentes selecionados recebem bolsa sócio empreendedor no valor de R$ 6,5 mil mensais por seis meses. Nesta fase, as empresas passam por um processo de aceleração, que consiste em workshops coletivos e mentorias individuais focando nas necessidades particulares de cada negócio.

“Nesta etapa, as propostas selecionadas não apenas recebem mentorias individuais para dificuldades particulares que enfrentam como também auxílio financeiro para que possam investir no desenvolvimento do negócio”, explica a assistente da Unidade de Inovação do Sebrae, Sandra Paraíso.

Durante a etapa de Tração são realizados quatro eventos presenciais a fim de que os empreendedores construam conexões dentro do grupo e também com o mercado e ecossistema. O programa está previsto para encerrar na primeira semana de dezembro.

  • Beleza
  • Bioeconomia
  • Inova Cerrado