Nesta terça-feira (14), o Sebrae, ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Confederação Nacional da Indústria e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – com o apoio do governo britânico – lançaram a Plataforma Brasil Exportação, idealizada para simplificar e democratizar o acesso das empresas brasileiras às exportações. O evento aconteceu, no Pavilhão Brasil instalado no Web Summit Lisboa 2023, considerada a maior conferência de tecnologia do mundo, com mais de 1 mil investidores e delegações de 160 países.
A plataforma Brasil Exportação é uma ferramenta digital que vai permitir que exportadores brasileiros possam se conectar, de forma rápida e fácil, com empresas prestadoras de serviço de apoio ao comércio exterior. Participam da solenidade de lançamento o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; o presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim; o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto; e o embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro Silva.
A nova plataforma permite aos empreendedores encontrarem serviços diversos em um só local. A Brasil Exportação fará a divulgação dos serviços prestados pelos mais de 100 Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) do Itamaraty instalados em países dos cinco continentes. A ferramenta também divulga serviços de apoio à exportação para empresas de todos os portes e de todos os setores da economia brasileira.
A comunidade divulgará, ainda, produtos de toda a cadeia da exportação, desde a capacitação e promoção até o financiamento e logística. Em um ambiente digital, a empresa pode pesquisar, avaliar e favoritar serviços de sua preferência, além de interagir com os prestadores para tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos.
A plataforma está disponível no site: brasilexportacao.com.br.
Pavilhão Brasil
O pavilhão Brasil na maior conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo é sempre muito aguardado pelos investidores. No ano passado, a lista das “trending companies” publicada no aplicativo do festival, atualizada em tempo real, mostrava que o pavilhão da ApexBrasil estava na 16ª posição entre os expositores mais buscados. Neste ano, com uma delegação ainda maior, a Agência quer destacar a crescente centralidade que a agenda de sustentabilidade ambiental tem para o país.
Esse espaço inovador e sustentável vai receber intensa programação, com foco em bioeconomia e sustentabilidade, ambiente de inovação e negócios no Brasil e mulheres e tecnologia. A abertura oficial do Pavilhão ocorre no dia 14 com a presença dos presidentes do Sebrae, da ApexBrasil, do Serpro, do embaixador do Brasil em Lisboa e do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores. Durante os três dias do evento, o palco do Brasil receberá palestrantes brasileiros para tratar de oportunidades de investimentos em inovação, sustentabilidade e diversidade.