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Pequenas empresas criam soluções tecnológicas para impulsionar vendas de varejistas

Ferramentas também facilitam relacionamento com o cliente
Por Roberta Jovchelevich
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No maior evento de comércio eletrônico da América Latina, o Fórum E-Commerce Brasil, que aconteceu de 30 de julho a 1º de agosto, em São Paulo (SP), o Sebrae levou o programa “Move+ Vendas”, com a proposta de conectar pequenos negócios da área de tecnologia com o mercado.

“Selecionamos 18 empresários de várias regiões do país, a maioria de startups com soluções para o varejo, para fomentar oportunidades de negócio e propiciar a eles a participação nas palestras que trazem os principais nomes do setor”, conta Vicente Scalia, analista de mercado do Sebrae Nacional.

Kaio de Souza (centro), gerente do Leanwork Group, reforça a importância do networking. Foto: Fábio Eufrázio

Todos os selecionados já têm atuação no mercado, mas buscam parceiros, novos negócios e troca de conhecimento. “O apoio do Sebrae tem sido importante para a evolução da nossa empresa, e a gama de networking e relacionamento que nos possibilita ao sermos convidados para esse tipo de evento é fundamental”, disse Kaio Marcellys de Souza, gerente de produtos do Leanwork Group, que desenvolve aplicativos personalizados e tem sede em Londrina (PR).

Luan Victor Mileski, do Grupo Irrah, aproveitou o evento para divulgar o “Dispara.Ai”. Foto: Fábio Eufrázio

Também do Paraná, o Grupo Irrah, empresa de software criada em Maringá (PR), aproveitava a ocasião para divulgar o “Dispara.Ai”, ferramenta que possibilita a automação do envio de mensagens, campanhas de marketing e interações com clientes através do WhatsApp. Segundo Luan Mileski, head de produtos e negócios, foi possível prospectar o setor de e-commerce e sentir o mercado. “O Sebrae nos propiciou a oportunidade de estar aqui e trazer o nosso time.”

No evento, também foi lançado o Mapeamento Sebrae de Marketplaces, detalhando plataformas de vendas, com fichas técnicas sobre cada uma, a fim de auxiliar o empresário de pequeno porte a desbravar esse mercado, aumentando a visibilidade e as vendas.

Saiba mais: Sebrae lança mapeamento inédito de marketplaces na maior feira de e-commerce da América Latina

Alessandra de Almeida, consultora do Sebrae no Paraná. Foto: Fábio Eufrázio

Soluções tecnológicas trazem agilidade no atendimento do varejo, daí a sensibilidade do Sebrae em aproximar empresários do setor de pequenos comerciantes. “Nos preocupamos com a inovação no comércio, em preparar pequenos negócios para os diferentes públicos e as opções de venda multicanal”, explicou Alessandra de Almeida, consultora do Sebrae no Paraná.

A experiência multicanal consiste na possibilidade de o consumidor migrar de um canal de venda para outro durante a jornada de compra, por exemplo, do on-line para a loja física e vice-versa. Em todas as possibilidades, porém, é preciso atender bem nos diversos canais. Para isso, é importante buscar as soluções das ferramentas digitais.

Ramon e Rodrigo de Oliveira, da da Logito, de Franca (SP). Foto: Fábio Eufrázio

Atento à transformação digital em curso, Ramon Oliveira, CEO da Logito, de Franca (SP), oferece a gestão de estoque de forma simples e inteligente. “O foco é atender o varejo, especialmente o pequeno, por meio de modelos de Inteligência Artificial desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Goiás”, destacou. Assim, o varejista não perde vendas por falta do produto nem encalha itens que têm pouca saída.

Ferramentas e estratégias de vendas inovadoras facilitam a troca de experiências, impulsionam a prospecção de novos negócios e deixam um impacto significativo em sua empresa. O Sebrae conecta empreendedores a potenciais compradores e os capacita para superar os desafios impostos pelo mercado.

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