Se existe um lugar onde ciência e empreendedorismo se encontram para transformar o futuro, é no ecossistema das deeptechs. E o Sebrae está no centro dessa revolução. Nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo (SP), a instituição será patrocinadora do Deep Tech Summit, o maior encontro do setor no Brasil.
O Sebrae chega ao evento com a missão de se posicionar como um dos principais players do ecossistema de inovação científica e tecnológica no país. A ideia é consolidar a estratégia de apoio ao desenvolvimento desse tipo de negócio e ampliar o protagonismo da ciência no empreendedorismo inovador brasileiro.
Diferente das startups tradicionais, essas empresas têm como base a ciência, a pesquisa avançada e a tecnologia de ponta. São negócios que surgem de descobertas científicas ou de inovações de alta complexidade, capazes de resolver problemas estruturais da sociedade.
Elas atual com tecnologias emergentes como biotecnologia, inteligência artificial, nanotecnologia, novos materiais, energia limpa e demandam tempo maior de desenvolvimento, alto investimento em P&D e colaboração entre universidades e centros de pesquisa.
Ponte entre pesquisa e sociedade
Ao longo do evento, o Sebrae vai viabilizar a participação de mais de 70 startups deeptechs apoiadas pelo Catalisa ICT. Destas, 17 estarão na exposição, apresentando suas soluções a investidores e potenciais parceiros.
Queremos fortalecer a ponte entre pesquisa acadêmica, mercado e sociedade. As deeptechs têm um papel estratégico para impulsionar setores como saúde, agronegócio e sustentabilidade.
Hulda Giesbrecht, coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro da Unidade de Inovação do Sebrae.
O Sebrae estará presente na mesa de abertura, com a participação do diretor técnico Bruno Quick, e também em painéis técnicos da programação. O estande do Sebrae no evento será espaço de conexão com parceiros, divulgação do Catalisa ICT e dos programas Start Deeptech, e IA Deeptech do Sebrae em São Paulo.
Outro ponto alto será a entrega do Prêmio Deeptech do Ano, com a participação do Sebrae, que reconhecerá a startup de maior destaque em cada setor. O evento também marcará o lançamento do Relatório das Deeptechs Brasil e LATAM, em que o Sebrae é parceiro.
Catalisa ICT
Por meio do Catalisa ICT, o Sebrae apoia desde 2021 pesquisadores empreendedores que transformam resultados de pesquisas científicas em negócios de impacto. “O programa já acelerou 150 deeptechs no primeiro ciclo e está apoiando 316 planos de inovação para que se formalizem como negócio inovador. É o único programa nacional focado exclusivamente em deeptechs, com atuação em todo o país”, explica Hulda.
Deep Tech Summit 2025
Data: 29 e 30 de setembro
Local: Complexo Inova USP, São Paulo – SP
Programação e inscrições