O Sebrae encerrou o dia de celebrações pelo seu cinquentenário, nesta terça-feira (5), com um grande congraçamento “O Sebrae em cinco décadas” e uma apresentação cultural da artista Glaussia Nasser. O evento, que aconteceu no CICB, em Brasília, reuniu a diretoria e funcionários da sede nacional, representantes de instituições parceiras, empresários, parlamentares e ministros.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, abriu a cerimônia dando boas-vindas a todos os presentes e destacou a trajetória da instituição. “Os pequenos negócios fazem o Brasil gigante! O segredo do sucesso do Sebrae é servir bem, com muito conteúdo e metodologia inovadora”, enfatizou.
Presente ao evento, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo Alvim, lembrou da importância do Sebrae para o país. “Essa instituição transformou e ainda tem muito o que transformar no Brasil, cada século é um desafio para o Sistema Sebrae e ele responde da melhor forma possível”, destacou.
Já o ministro do Turismo, Carlos Brito, reforçou a importância das parcerias que a pasta tem firmado com o Sebrae para o desenvolvimento da atividade no país. “Junto com o Sebrae, vamos colocar o Brasil nas prateleiras do mundo todo”, comentou.
Ao fim do evento, o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, conduziu o congraçamento “O Sebrae em cinco décadas”, por meio de um passeio histórico pelas cinco décadas de existência da instituição. Começando pela década de 70 até os dias de hoje, Enio Pinto reviu tanto as inovações que marcaram o mundo e o percurso do Sebrae, como a criação do Sebraetec, do Fampe e da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Essa trajetória é o que torna o Sebrae a 8ª marca mais forte do Brasil! Mas já temos que pensar em um futuro focado no cliente, com temas como a transformação digital das MPE, sustentabilidade, diversidade e educação empreendedora”, finalizou.
Sobre o Sebrae 50+50
O projeto Sebrae 50+50 é uma iniciativa comemorativa que enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais do Brasil.
As atividades que marcam os 50 anos de existência giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.