A defesa dos pequenos negócios como forma de desenvolvimento dos municípios foi o destaque da participação do presidente do Sebrae, Décio Lima, nesta terça-feira (2), durante o 3º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses. Para isso, o representante da entidade incentivou que os gestores levem o Sebrae para dentro dos espaços públicos como forma de fortalecer ainda mais seus municípios.
Somos um país de pequena economia que está dando um resultado fantástico. Ali no município está a economia. É a este público que devemos dar atenção. São eles que vão fazer a economia da cidade crescer.
Décio Lima, presidente do Sebrae
“Quem não tem o programa Cidade Empreendedora do Sebrae, nos procure. É uma iniciativa que ajuda o município a se desenvolver com parceria e recursos, além de proteger o ambiente econômico local”, completou. Em Santa Catarina, 174 municípios já aderiram à iniciativa e existem 149 salas do Empreendedor no Estado.
No evento, que reuniu cerca de 200 participantes – entre gestoras municipais, vereadores, vereadoras e representantes da sociedade civil -, Décio Lima reforçou que o setor é o motor da economia brasileira. “Cerca de 60% do povo brasileiro procura ser empreendedor. No ano passado, mais de 1,3 milhão dos empregos foram criados nas micro e pequenas empresas e mais de 4,1 milhões de pequenos negócios foram criados. Neste ano temos a expectativa de ter 6 milhões de pequenas empresas abertas”, comentou.

“Mais de 95% das empresas brasileiras são pequenos negócios, são a maioria dos empregos, contribuem para 26,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e mostram a capacidade e resiliência do povo brasileiro, que nunca desiste”, completou o presidente do Sebrae.
Décio Lima alertou sobre conceitos vigentes na economia atual e que devem ser preservados nas gestões municipais, com a parceria do Sebrae. “A primeira é a sustentabilidade, pois só o Brasil tem seis biomas. O segundo é a inovação, pois somos um país extraordinário e criativo. E o terceiro é o conceito da globalização”, comentou. “Outro elemento fundamental é a inclusão. Todos nós temos consciência de que a obra mais importante é a obra humana, de modificar a vida das pessoas para ter o mínimo de cidadania”, continuou.
Sobre o evento
Até esta quarta-feira (3), Brasília sedia o 3º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, um evento promovido pela Comissão de Legislação Participativa da Frente Parlamentar Mista de Participação Social, e que tem como proponente o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC).O objetivo da iniciativa é aproximar as lideranças dos municípios catarinenses do contexto das políticas públicas da esfera federal, fortalecer o diálogo federativo e debater sobre a formulação de novas políticas públicas fundamentais para Santa Catarina.