ASN Nacional
Compartilhe

Pequenos negócios apresentam roteiros únicos no 9º Salão do Turismo em São Paulo

Durante os três dias do evento, Sebrae abre espaço para empreendedores do turismo e artesanato comercializarem seus produtos e serviços
Por Cibele Silva
ASN Nacional
Compartilhe

De tábua de canoa e madeira trazida pela maré, a artesã e mestra popular Nêda Lopes constrói pequenas “vilinhas” em sua casa no município Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. Com essas casinhas de parede coloridas, ela tem encantado quem passa pela região – inclusive artistas famosos que passeiam pelas belas praias da região, como Barra Grande.

Além das “vilinhas”, suas mãos habilidosas também dão vida a bolsas de linho de carnaúba ou buriti, inspiradas no tradicional “uru”, bolsa usada por pescadores, e a delicados faróis de madeira e luminárias – peças que traduzem a beleza despretensiosa da vida simples à beira-mar.

Nêda Lopes é uma dos 55 artesãos que vão expor, a convite do Sebrae, seus trabalhos no Salão do Turismo | Foto: Divulgação

“A minha inspiração é a vida aqui do Vilarejo. Ao olhar ao meu redor eu vejo as casinhas coloridas, as roupas no varal, as cercas de arame, o balanço no cajueiro”, comenta a artesã, que também escreve poesia e gosta de ler Machado de Assis.

A convite do Sebrae, Nêda é uma das 55 artesãs e artesãos que vão participar do 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, entre os dias 21 e 23 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). As peças de artesanato serão expostas no estande do Sebrae, que é parceiro do Ministério do Turismo na realização do evento.

“A exposição dos artesãos no estande do Sebrae está dividida por região. Os visitantes podem apreciar e levar para casa as peças que contam a história do lugar e guarda a essência da experiência turística”

Giselle Oliveira, analista de Competitividade

Conexão genuína

Com entrada gratuita, o 9º Salão do Turismo também será uma grande vitrine para os pequenos negócios que oferecem experiências e roteiros turísticos únicos que unem natureza, cultura, aventura, sabores, diversidade e história. Durante os três dias do evento, os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer 70 roteiros turísticos disponíveis para todos os tipos de viajantes apaixonados pelo Brasil.

Criada em 2022, a Kauwê Turismo é a primeira agência de turismo administrada por indígenas em Roraima| Foto: Divulgação

Com a expectativa de mostrar ao Brasil e ao mundo que o turismo indígena é uma oportunidade de conhecer a diversidade cultural e natural da Amazônia de forma respeitosa, a indígena Karynna Makuxi, turismóloga e coordenadora da Kauwê Turismo, vai apresentar a Rota do Café Artesanal na Comunidade Indígena Kauwê.

A Kauwê Turismo é a primeira agência de turismo administrada diretamente por indígenas em Roraima. O pequeno negócio fica sediado no município de Pacaraima, dentro da Comunidade Indígena Kauwê do Alto Miang, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Com foco em experiências autênticas e sustentáveis, a agência de turismo nasceu em 2022, fruto do sonho de fortalecimento do turismo indígena de base comunitária e valorização da cultura juntamente com agricultura sustentável do povo Makuxi.

“Esta é a segunda vez que participamos do Salão do Turismo e pretendemos ampliar nossa rede de contatos, estabelecer parcerias e atrair visitantes interessados em vivências autênticas”, enfatiza.

Karynna acrescenta que a participação no evento também visa inspirar outros povos a investirem no turismo de base comunitária. Ela acredita que o Sebrae pode conectar os povos tradicionais à inovação, sem deixar de fortalecer a ancestralidade.

Turismo com orgulho

A agência Canyons do Sul oferece a Rota Cores e Sensações Georrota Pride, no extremo sul de Santa Catarina, desde 2024 | Foto: Divulgação

Conscientes da importância de criar espaços seguros, acolhedores e livre de julgamentos para a comunidade LGBTQIA+, a agência receptiva Canyons do Sul, localizada em Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina (SC), oferece a Rota Cores e Sensações Georrota Pride desde o ano passado. A cidade é uma das sete que compõem o Geopark Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecido pela Unesco.

A pequena empresa especializada em ecoturismo e turismo de aventura é comandada pelo casal Letícia Figueiredo e Aline Aguiar desde 2009. De acordo com Letícia, foi com o apoio do Sebrae que o negócio transformou sua forma de atuação e posicionamento no mercado ao enxergar novas oportunidades de negócio. Para ela, o grande diferencial da Georrota Pride é a experiência em si.

“São quatro dias em contato com a imensa natureza do Geoparque. O diferencial não está apenas no que vamos ver durantes esses dias, mas na forma como vamos nos sentir. Vamos estar conectados, ao mesmo tempo livres e, sem dúvida nenhuma, celebrando a diversidade”, compartilha.

Com muitas expectativas para participar do Salão do Turismo ao lado do Sebrae, Letícia conta que será um momento de ampliar a visibilidade e credibilidade da empresa. “Além disso, vamos participar do Feirão de forma on-line, o que potencializa o nosso alcance. Nossos objetivos no evento são bem claros quanto a vendas e networking, mas também queremos fortalecer as parcerias que nós já temos e, sem dúvida nenhuma, viver uma experiência de troca e aprendizado”, acrescenta.

  • pequenos negócios
  • rotas turísticas
  • Salão do Turismo