Para debater o turismo inteligente, o presidente do Sebrae, Décio Lima, participa em Curitiba (PR), na próxima sexta (4), de uma agenda sobre o Ecossistema Destino Turismo Inteligente (DTI) de Curitiba. Somente este ano, os pequenos negócios do Turismo no Paraná devem empregar mais de 353 mil pessoas.
Em 2024, foi quase um milhão de turistas estrangeiros que visitaram o Paraná. O estado acompanha o movimento positivo do país, que em 2024 registrou quase sete milhões de turistas internacionais. E mais de 90% das empresas do setor de turismo são de pequenos negócios, que geram emprego e renda.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
Com o setor de Turismo aquecido, o estado do Paraná se destaca na geração de empregos pelos pequenos negócios e no acesso ao crédito por essas empresas. Em 2024, as empresas do Paraná geraram mais de 128 mil novos postos de trabalho. Deste total, quase 70% foram pelos pequenos negócios. O número representa um aumento de 46% em relação a 2023.
Considerando o período de um ano (jan.2024 a jan.2025), o Paraná está entre os três primeiros estados brasileiros no valor de crédito concedido com a garantia do Fampe do Sebrae. O Paraná superou a meta de atendimento pós-crédito do do fundo de aval da instituição, atingindo 81,20%, quase o dobro da média nacional de 44,55%. Com esse resultado, o estado conquistou o primeiro lugar no Brasil.
Serviço
Quando: 4 de abril, às 10h
Onde: Palácio Belvedere