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Intenção de consumo das famílias cresce 0,5% e gera oportunidades de vendas para os pequenos negócios

O acesso a crédito também apresentou alta de 2,5%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
Por André Luiz Gomes
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Mais dinheiro na mão, melhor acesso ao crédito e incremento no faturamento dos pequenos negócios. É a expectativa a partir do resultado da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pelo Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em junho, o índice teve alta de 0,5% em comparação ao mês anterior. Para o Sebrae, a notícia serve como termômetro para uma maior aquisição bens e serviços.

É fato que a economia brasileira voltou a crescer. Avançamos em vários aspectos, e o primeiro deles foi resgatar o emprego. Já superamos parte dos problemas de curto prazo: retomamos o crescimento e reduzimos o desemprego. A transferência de renda já impulsiona a economia do país. O que promove mais oportunidades e inclusão.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

De acordo com a pesquisa, o acesso a crédito registrou aumento de 2,5% – essa é a quinta alta mensal consecutiva desse indicador. Segundo o estudo, 32,6% dos consumidores percebem maior facilidade para obter crédito, o maior pico desde abril de 2020. “A confiança maior reduz o pessimismo e pode estimular o uso do crédito, ampliando o poder de compra mesmo diante de uma inflação ainda presente, porém controlada”, explica o presidente.

Dicas

Para garantir maiores faturamentos, o Sebrae aponta estratégias que podem ajudar os pequenos negócios, como investir no atendimento personalizado e na experiência do cliente, ampliar o mix de produtos e serviços, fazer uma gestão eficiente do fluxo de caixa, além de aproveitar os canais digitais para ampliar o alcance.

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