Nos dias 9 e 10 de outubro, o evento “30 anos de Conexões Corporativas”, em São Paulo (SP), discutirá com executivos de grandes empresas os benefícios de ações que envolvam a cadeia produtiva, incluindo os pequenos negócios, e contribuam para resultados positivos no mercado. Por meio do programa do Sebrae, 780 iniciativas foram promovidas em 25 Unidades Federativas, com o investimento de R$ 398 milhões e a geração de R$ 10,1 bilhões em negócios. Parceiros importantes nessa jornada serão reconhecidos no evento.
No decorrer de 30 anos, o Conexões Corporativas já beneficiou mais de 155 mil pequenos negócios de forma presencial e continuada, 1,6 milhão digitalmente, envolvendo 536 grandes empresas de setores como agronegócio, alimentos e bebidas, mineração, moda, automotivo, saúde e tecnologia entre outros.
A realização de parcerias entre grandes e pequenas empresas gera benefícios para os dois lados. Enquanto os grandes negócios ganham visibilidade nacional do ponto de vista de sustentabilidade (ESG), além de otimização de investimentos para o desenvolvimento da cadeia de valor; as pequenas empresas tornam-se mais produtivas, competitivas e lucrativas.
“O programa Conexões Corporativas é uma estratégia nacional em que trabalhamos a cadeia de valor das grandes empresas. A nossa intervenção contribui para que os pequenos negócios sejam mais prósperos, longevos, produtivos e competitivos”, avalia o gerente nacional de Acesso a Mercados do Sebrae, Ivan Tonet.
Os resultados são bastante expressivos como o aumento médio de 200% no faturamento dos pequenos negócios e 112% na produtividade, por exemplo.
Ivan Tonet, gerente nacional de Acesso a Mercados do Sebrae
O Conexões Corporativas contempla cinco vertentes ou temas indutores: o Encadeamento Produtivo, a Inovação Aberta, a Modelagem, a Conexão Digital e o Encadear. Ao fim do programa, as empresas estão mais qualificadas, não somente para fornecer os produtos e serviços ao negócio inicial, mas também para atender o mercado como um todo.
Natura
A Natura é uma das parceiras que colheu resultados positivos com o programa Conexões Corporativas. O objetivo é trabalhar a estratégia do projeto, com foco na Modelagem, buscando desenvolver iniciativas que trouxessem benefícios para os empreendimentos coletivos envolvidos. Com duração prevista de 18 meses, ele foi direcionado para associações e cooperativas agroextrativistas em dois estados da Amazônia, Áreas como cooperativismo, finanças, custos, marketing digital, legislação e empreendedorismo feminino foram trabalhadas junto às organizações
Segundo a coordenadora de Sustentabilidade da Natura, Izabella Gomes, a aproximação entre o Sebrae e a Natura fortaleceu ainda mais o relacionamento entre a marca com as 13 organizações comunitárias localizadas no estado do Amazonas e do Pará.
O projeto é uma oportunidade de aproximação para as empresas, pois foca na necessidade real e prática de cada uma delas.
Izabella Gomes, coordenadora de Sustentabilidade da Natura
Essa parceria ajudou a promover o desenvolvimento sustentável e a fortalecer os pequenos negócios comunitários na Amazônia. Além disso, o projeto desenvolveu a partir de informações socioeconômicas e ambientais a identidade territorial de dois territórios de atuação da Natura no estado do Pará.
O projeto foi importante para as organizações comunitárias entenderem melhor o funcionamento dos seus negócios, com temas relacionados ao cooperativismo, produção e gestão financeira e administrativa. . “O principal impacto do projeto foi proporcionar o fortalecimento da gestão administrativa e financeira das organizações comunitárias. Cada organização recebeu consultorias personalizadas de acordo com as suas necessidades, o que contribuiu para que cada organização conhecesse melhor o seu negócio, as suas demandas e oportunidades de mercado”, explica Izabella.
A cooperativa agrícola Resistência de Cameta CART, situada no município de Cametá, no estado do Pará, é um dos pequenos negócios beneficiado pelas consultorias personalizadas. “Nós tivemos uma parceria muito boa e conseguimos uma coisa inédita: fazer o planejamento estratégico da cooperativa. E foi feito em parceria com Sebrae e Natura, através de uma consultoria”, conta o diretor financeiro da cooperativa, Antônio Marcos Costa. Além disso, após o Sebrae e a Natura identificarem as necessidades da empresa, foi feito um estudo da viabilidade econômica da fábrica, além da reformulação do Estatuto da Cooperativa.
“Também participamos de feiras em Belém. Isso foi muito importante para poder falar do nosso produto, ver experiências das outras cooperativas que estavam presentes e aprender com elas. Essa parceria foi muito importante para o nosso trabalho dentro da cooperativa”, afirma Antônio.