ASN Nacional
Compartilhe

Cultura empreendedora ganha espaço dentro das escolas com apoio do Sebrae

Desde 2013, Programa Nacional de Educação Empreendedora já capacitou milhares de alunos e alunas
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

      A escola tem papel fundamental na construção de uma cultura empreendedora no país ao proporcionar experiências, desde a infância, que incentivem novas formas de pensar e agir, cooperação, responsabilidade diante a sociedade, a partir de um projeto de vida. Com o objetivo de promover a Educação Empreendedora nas escolas, desde 2013, o Sebrae tem articulado parcerias em quase dois mil municípios por todo o país, onde já capacitou 5,5 milhões de alunos e alunas, em 10 mil instituições de ensino.

      No dia 15 de março, em que se comemora o Dia da Escola, o Sebrae reforça a importância desse espaço no desenvolvimento de uma cultura empreendedora.  “O Sebrae reconhece as escolas como grandes parceiras, pois é onde a Educação Empreendedora encontra espaço para se tornar um dos mecanismos de transformação importantes da cultura de um país, com apoio”, destacou, Gustavo Cezário, gerente de Educação Empreendedora.

      Neste ano, com o início da implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que prevê nos currículos escolares competências gerais que envolvem temáticas do empreendedorismo, o Sebrae tem realizado um trabalho de apoio intenso às escolas e secretarias de educação.  Estão sendo disponibilizados diversos conteúdos e materiais, produzidos por meio da Educação Empreendedora, para todos os níveis da educação formal, desde o Ensino Fundamental até o nível Superior, incluindo ainda a Educação Profissional.

      No ensino fundamental, por exemplo, o material da Coleção Jovem Empreendedor – Primeiros Passos, aplicado aos alunos do 1º ao 9º ano, tem como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico, por meio de um comportamento empreendedor, a partir de um projeto de vida. Para chegar até aos alunos, é realizado um trabalho de sensibilização de todos os atores envolvidos na comunidade escolar, principalmente dos professores, considerados agentes facilitadores do processo. Até o ano passado, foram 165 mil professores envolvidos na temática com a participação em cursos, palestras e oficinas.

      Para estimular e reconhecer o trabalho dos profissionais de educação de todo o país, também é realizado o Prêmio de Educação Empreendedora. Na edição do ano passado, o professor Vinícius Santi, da Cooperativa Educacional de Linhares, no Espírito Santo, foi o grande ganhador nacional, na categoria Ensino Fundamental. Ele desenvolveu o projeto de uma cooperativa mirim com os alunos para compartilhar experiências sobre trabalho em equipe, cooperativismo, educação financeira, gestão democrática e empreendedorismo.

Assessoria de Imprensa Sebrae

Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754