Minas Gerais foi o segundo estado a receber o Workshop Conexão Embratur. O encontro, que aconteceu no início desta semana, dia 17 de julho, em Belo Horizonte, é fruto de uma parceria com o Sebrae Nacional, e tem como objetivo dar orientações e explicar estratégias a empresários, lideranças e representantes do trade turístico a fim de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.
O estado mineiro é o maior do país em número de municípios e é bastante conhecido pela gastronomia carregada de sabor. Em Minas, a Conexão Embratur recebeu mais de 30 operadores do turismo da região, entre gestores, empresários, operadores de viagens e representantes de diversos setores turísticos, como hoteis e restaurantes. Muitos destinos importantes do turismo mineiro estiveram representados, como a própria capital Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, Divinópolis, Serra do Espinhaço e Circuito das Águas.
A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, esteve no workshop e afirmou que o pertencimento dos mineiros com o próprio território é uma boa vitrine para o turista internacional.
“Todos os participantes do workshop afirmaram que o melhor de Minas é a ‘mineiridade’. Ver que esse destino tem essa coesão e se entende na própria mineiridade é muito bacana. A proposta é: como traduzir essa mineiridade em competitividade? Como fazer com que os turistas internacionais queiram vir e conhecer essa mineiridade? A gastronomia também está muito presente nessa narrativa desses empreendedores, desses gestores, pois BH é uma Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco e é esse território do café, da cachaça, dos doces, dos queijos premiados”, completou Jacques.
Nesse sentido, a Conexão Embratur é importante para preparar Minas Gerais para o mercado internacional, como afirmou a diretora de Promoção da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de MG, Priscila Isidoro.
“É fundamental as instâncias de governança Regionais e os municípios estarem bem preparados. A iniciativa é importante para que possamos promover o destino Minas, capacitar o nosso trade e os nossos agentes para o mercado internacional, que está cada vez mais competitivo”, destacou a diretora.
Criar estratégias para a promoção internacional do turismo mineiro, a partir do workshop, também está no planejamento de ação da gestora da IGR do Circuito Turístico das Águas, Flávia Ribeiro.
“A partir da oficina, iremos criar uma estratégia para que tenhamos dados e fazer o acompanhamento da promoção internacional, qualificando os receptivos, os locais das experiências e o poder público para atingir esse objetivo. É importante termos uma métrica de acompanhamento e transformação disso em recurso social no local onde a gente atua”, apontou.
Para o analista do Sebrae em Minas Gerais, Vinícius Quintão, o estado tem todas as condições de entrar para o mercado do turismo internacional.
-
“O Sebrae já vem contribuindo com toda essa estruturação do turismo em Minas Gerais. Trazer o conhecimento da Embratur, os dados , as estratégias, os cases de sucesso irão auxiliam muito o trade, tanto na gestão pública, como o empresariado e alguns outros parceiros que temos no Sistema S, na busca por colocar, no mercado, produtos que vêm sendo estruturados há uma longa data. Nós temos, no estado, casos que vem galgando passos importantes para consolidar a demanda em escala regional e nacional. O próximo passo é a internacionalização”, comentou Quintão.
Conexão Embratur
O primeiro estado a receber o workshop foi a Bahia. Em Trancoso, a oficina foi realizada pela coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, no último dia 4 de julho.
O Conexão Embratur pretende passar por todos os estados brasileiros ao longo desse ano. A ideia é oferecer uma capacitação qualificada abrangendo o trade de todo o país, como afirma o presidente da Agência, Marcelo Freixo.
“Quase todo o trade turístico brasileiro é formado por micro, pequenas e médias empresas, e esse trabalho em parceria com o Sebrae é fundamental para garantir que esses serviços atendam ao turista estrangeiro. É importante que esse viajante tenha acesso ao que há de mais eficiente em gestão, estratégia e sustentabilidade. As equipes também apresentam dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais, de forma que os nossos destinos estejam capacitados a oferecer serviços de excelência”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma cadeia de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, emprego e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também estará na caravana de capacitação por todo o Brasil. A capital Vitória, no Espírito Santo, recebe a oficina do Conexão Embratur nesta quarta-feira (19).