ASN Nacional
Compartilhe

92% dos MEI que renegociaram dívidas querem obter crédito

Pesquisa do Sebrae entrevistou empreendedores que aderiram ao Desenrola em 2024
Por Carlos Abreu
ASN Nacional
Compartilhe

Um levantamento do Sebrae junto aos microempreendedores individuais (MEI) que aderiram ao programa Desenrola revelou que 92% deles têm interesse em obter crédito para aplicar no seu negócios. Quando analisado todo o universo de donos de pequenos negócios que aderiram ao Desenrola, composto por MEI, micro e pequena empresa com dívidas em atraso, a pesquisa revela que quase três em cada quatro donos de pequenos negócios têm interesse em obter novo crédito.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o estudo confirma a importância de políticas públicas que permitam a esses donos de pequenos negócios acesso mais rápido e desburocratizado a crédito, como o Programa Acredita, lançado pelo Sebrae em parceria com o governo federal.

Estamos disponibilizando a maior carteira de crédito da história do país aos pequenos negócios”, enfatiza. “São homens e mulheres que acordam de manhã e saem para fazer a sua própria renda, protagonizar a economia e que precisam de apoio para continuar crescendo e gerando novos empregos.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

A iniciativa do governo federal, que conta com o apoio do Sebrae, tem suporte em um fundo de aval no valor de R$ 2 bilhões que vai garantir R$ 30 bilhões de crédito por meio das instituições financeiras para as micro e pequenas empresas (MPE) em todo o país ao longo dos próximos três anos. “Esse valor é equivalente ao total que havia sido destinado pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) no decorrer de 28 anos. Com isso, estamos abrindo as portas das instituições financeiras para os donos dos pequenos negócios, onde 88% dos empreendedores não tinham acesso a empréstimos”, conclui o presidente do Sebrae.

Números da pesquisa

  • Cerca de 72% dos donos de pequenos negócios que aderiram ao Desenrola têm interesse em obter crédito novo.
  • O interesse é maior entre os MEI, grupo em que 91,6% confirmam essa intenção. Já entre os donos de microempresas e empresas de pequeno porte, esse percentual é de 41,7%.
  • Entre os donos de pequenos negócios que não aderiram ao Programa Desenrola, 65,1% afirmaram que não possuíam dívidas, 10,5% disseram que não se enquadram nos critérios do programa e 7,2% citaram dificuldades com burocracia.
  • acesso a crédito
  • Desenrola Pequenos Negócios
  • MEI