Organizado pelo Sebrae Mato Grosso, o primeiro dia do Encontro Estadual de Gestores Públicos, realizado na Pousada Penhasco em Chapada dos Guimarães, cidade a 60 quilômetros de Cuiabá, foi marcado por grandes apresentações e importantes palestras para a administração pública.
Pela manhã prefeitos, primeiras damas e secretários de mais de 30 cidades Mato-grossenses abertura do evento, do Grupo Flor Ribeirinha, seguido pela palestra “Superação – viver é como velejar vale vencer”, de Lars Grael, na qual contou sua trajetória de superação e inspiração, fazendo uma correlação com os desafios enfrentados pelos gestores públicos em suas atividades. Ainda pela manhã foi apresentada a palestra “Novas perspectivas para a gestão de resíduos no Brasil” de Aron Belinky, tema de grande relevância para o desenvolvimento sustentável dos municípios.
A tarde a programação foi dividida entre os participantes. Os prefeitos acompanharam as palestras “Implantação de Soluções Inovadoras”, de Arnaldo Jr, Ex-Prefeito de Cabaceiras/PB, “Consórcios públicos como estratégia de desenvolvimento coletivo” de Paulo Miotta e “Turismo e Cultura: Caminhos para o desenvolvimento”, com Mário Nascimento, Ex-Prefeito de São Miguel das Missões/RS. Uma programação que trouxe inspiração e referências de trabalho para os prefeitos em seus municípios, em diversas áreas de atuação, como o Turismo.
A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves, destacou que com a ajuda do Sebrae foi possível realizar, no município Coração do Pantanal, um turismo de sustentabilidade.
“A parceria com o Sebrae mostrou para nossos pantaneiros o quanto nós podemos transformar nosso turismo e consequentemente nossa economia. O Sebrae tem nos ajudado a levar o nome de Barão para o mundo, ” disse emocionada Gonçalves.
Presente no evento, o prefeito de Nossa Senhora de Livramento, Silmar de Souza Gonçalves, destacou a importância do encontro como troca de experiência entre os gestores públicos de Mato Grosso. Gonçalves lembrou do trabalho realizado pelo Sebrae no município, em especial no desenvolvimento da economia com as melhorias realizadas através da feira do produtor.
“A presença do Sebrae fez com que nossos pequenos produtores rurais pudessem ser vistos e principalmente valorizados. A feira hoje é um sucesso e nós de Livramento devemos isso ao Sebrae,” contou Silmar.
As primeiras damas tiveram uma programação especial com palestras inspiradoras. Marcela Quiroga falou sobre Empreendedorismo Social – um negócio que pode dar certo no seu município. A palestrante Soraia Schutel apresentou a temática “Liderança feminina e o protagonismo na transformação municipal”. Durante a apresentação, Schutel, que estudou desenvolvimento sustentável, direito internacional dos diretos das mulheres e liderança feminina, explicou o papel que as primeiras damas exercem junto com os prefeitos para auxiliar a sociedade como um todo.
A primeira-dama de Santa Rita do Trivelato, Dirce Guerreiro Hoepers, descreveu o evento de Gestores como excepcional e motivador para seguir com novos projetos que incentivam principalmente o pequeno empreendedor a sair da informalidade.
“Cada encontro como esse de gestores nós voltamos para casa com uma bagagem cheia de conhecimento, Network e muitas ideias para implantar em benefício aos munícipes. O Sebrae está de parabéns e eu tenho orgulho da minha cidade fazer parte desse belo e importante projeto”, contou Hoepers.
Os secretários municipais também tiveram uma programação especial durante o Encontro de Gestores. A tarde iniciou com a palestra “ESG: Comprometimento Social e Ambiental na Gestão Pública” de Fábio Risério. Na sequência foi apresentado o Case: “Como Fortaleza/CE e Sorriso/MT fortaleceram o Empreendedorismo local”. Por último, Tomaz Vicente falou sobre “Design aplicado à inovação no planejamento público”. Essas palestras evidenciaram a importância do trabalho dos secretários municipais no apoio e desenvolvimento das políticas públicas nos territórios em que atuam.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico de Água Boa, Rejane Garcia, contou que o município aderiu ao projeto cidade empreendedora em 2021 e de início já houve mudanças significativas para a economia.
“A sala do Empreendedor é um dos destaques dessa parceria com o Sebrae. Com ela foi possível capacitar os nossos pequenos empreendedores levando a eles o tema gestão financeira. Nas escolas nós realizamos projetos de empreendedorismo e educação ambiental. O Sebrae ajudou nosso município a crescer financeiramente, ” ressaltou Garcia.
O programa Cidade Empreendedora e sustentável foi criado em 2017 e é voltado às prefeituras que desejam melhorar a sua gestão pública, disponibilizando soluções, fomento ao empreendedorismo e ambiente de negócios. O gerente de conexões institucionais do Sebrae/MT, Sandro Rossi, explica que o programa trabalha a desburocratização em especial de compras públicas, educação empreendedora, pesquisa e planejamento estratégico da gestão, entre outros trabalhos que levam sustentabilidade e plano de desenvolvimento econômico.
“O Sebrae Mato Grosso é uma instituição que trabalha para promover o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios. O programa cidade empreendedora e sustentável vem para propor soluções e oportunidades aos pequenos negócios do nosso estado,” explicou Rossi.
Compartilhe nas redes sociais
