Em breve, os viajantes de todo o país com destino a Divinópolis (MG) ou Novo Progresso (PA) poderão chegar de avião até essas cidades – e, para isso, o fortalecimento das infraestruturas logísticas desses territórios têm uma participação direta das lideranças locais. Mobilizados pela estratégia dos Territórios Empreendedores do Sebrae, líderes regionais de mais de 700 municípios do país têm atuado ativamente no desenvolvimento dos ambientes de negócios locais. Foi como ocorreu com os investimentos nos aeroportos em Divinópolis e Novo Progresso – respectivamente Território Empreendedor Novo Oeste (MG) e Território Empreendedor Tapajós (PA).
Demandados e articulados pelos líderes que participam das jornadas dos Territórios Empreendedores de suas regiões, esses investimentos em infraestrutura foram apontados como fatores determinantes de aceleração para o crescimento sustentável desses territórios. Identificado o desafio, foram também essas lideranças que buscaram o apoio de instituições, incluindo o poder público, para a execução de projetos de infraestrutura.
Constituída a partir de uma jornada de várias metodologias, a estratégia Territórios Empreendedores se estrutura em três movimentos centrais. Como explica o coordenador do projeto, André Ligório, a primeira ação é a chegada aos territórios e, respeitando sua dinâmica, a identificação de lideranças locais voluntárias, interessadas em contribuir com um futuro melhor para empreendedores de seus territórios.
Após a sua constituição, cada grupo vai elaborar uma agenda de desenvolvimento voltada à transformação do ambiente dos negócios, respeitando as vocações daquele território (como exemplo, a vocação turística da região dos Lagos, no Rio de Janeiro, ou da moda, no Centro-Oeste de MG). Estabelecidos os eixos prioritários de atuação, parte-se para a orquestração de projetos e iniciativas que viabilizem a implementação das ações planejadas, construindo condições necessárias para esse crescimento, como a melhoria da infraestrutura regional, materializada pela construção dos aeroportos em Divinópolis e Novo Progresso.
O Sebrae já tem instalados em 20 estados do país mais de 70 Territórios Empreendedores, envolvendo cerca de 3 mil lideranças de 737 municípios. A troca de experiências na implantação desses diferentes Territórios tem sido estratégica na sua implementação. Desde ontem, por exemplo, cerca de 100 representantes do Sebrae e lideranças envolvidas nesses projetos estão reunidos no 2º Encontro Nacional dos Territórios Empreendedores, em Divinópolis (MG), um dos 18 municípios que compõem o Território Empreendedor Novo Oeste – MG. Até esta quinta-feira (25), percorrerão cidades do Sudoeste e Centro-Oeste de Minas, conhecendo as experiências e ações implementadas nessa região voltadas para o desenvolvimento territorial sustentável.
Paola Tenchini, coordenadora regional do Sebrae, é uma das participantes desse 2º Encontro. Como agente do Sebrae, ela tem trabalhado na implementação do Território Empresarial Médio Paraíba – RJ, voltado para o desenvolvimento do ambiente empreendedor de cidades fluminenses como Volta Redonda, Vassouras e Penedo. O trabalho, que teve início em 2018, já colhe frutos. Os diversos líderes que compõe a Agência de Desenvolvimento do Médio Paraíba estabeleceram os quatro pilares que sustentam o programa: educação, mobilidade, turismo e tecnologia.
Entre as ações de negócios, a criação de um circuito de cicloturismo interligando os municípios do território é um exemplo claro de como o trabalho coeso da região pode impactar o pequeno negócio. Amantes do ciclismo de todo o país, do conforto de suas casas, podem acessar o site ocircuito.com.br e organizar uma viagem às regiões do Vale da Paraíba e Agulhas Negras para realização do cicloturismo. São cinco circuitos seguros, devidamente mapeados em rotas que somam mais de 450 quilômetros. A vocação do turismo sobre duas rodas ficou clara para os líderes quando, já na implantação do projeto piloto do primeiro eixo de cicloturismo, envolveram cerca de 80 pequenos negócios.