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Sebrae reúne empresas de receptivo de destinos e operadores turísticos em Encontro de Negócios

Atividade integrou a programação da 51ª ABAV Expo, que acontece em Brasília
Por Redação
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Produtos turísticos de experiências de diversos estados brasileiros foram apresentados nesta sexta-feira (27), durante um Encontro de Negócios promovido pelo Sebrae e Embratur, como parte da 51ª ABAV Expo. As instituições reuniram, em Brasília, 34 produtos de receptivo de destinos, roteiros e experiências, que tiveram a oportunidade de se apresentarem para empresas fornecem serviços, recursos e conhecimentos especializados para outros negócios em áreas como eventos, atividades e passeios.

O principal objetivo do encontro é fazer com que os produtos turísticos estruturados com apoio do Sebrae sejam inseridos no mercado internacional.

Fazer um desenho de produto turístico é fácil, inseri-lo no mercado é o grande desafio.

Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de projetos do Sebrae Nacional.

Ela enfatizou a importância de ter esses produtos na prateleira de operadores nacionais e internacionais.

Em rodadas de 15 minutos, os chamados DMC, sigla em inglês para Destination Management Company, puderam acessar produtos com profissionais do turismo como Ion David, diretor da empresa Travessia Ecoturismo. Há 27 anos no mercado e baseada em Alto Paraíso de Goiás, o negócio opera em toda a Chapada dos Veadeiros, atendendo os turistas que estão em busca de um contato mais próximo com a natureza, inclusive aos mais aventureiros que procuram trilhas de travessia e atividades verticais como cascading e canionismo.

Segundo Ion, a expertise da empresa é organizar pacotes com todos os serviços inclusos, como transporte desde Brasília, hospedagem, alimentação e passeios. Além disso, ele tem como princípio a segurança dos turistas. A Travessia é fundadora da Beta – Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que junto à ABNT, ajudou a criar as normas brasileiras de turismo de aventura. Então, uma das nossas especialidades é trabalhar dentro das normas”, contou. “A gente faz um trabalho de extrema qualidade e segurança para os nossos passageiros”, garantiu.

“É impossível com o Brasil do tamanho que é, que a gente conheça tudo o que tem para fazer. E o papel do Sebrae é muito importante porque capacita os pequenos empreendedores para terem uma estrutura para atender com qualidade os turistas tanto nacionais como internacionais”, avaliou Kellye Helena Marinelli Neis, sócia da operadora Via Capi.

“O Sebrae está juntando as empresas que, efetivamente, precisam do produto, e vão colocá-lo na prateleira, com os empreendedores que precisam comercializar”, complementou Kellye. Embora as vendas não sejam garantidas durante o evento, a aproximação entre empresários e operadores é o primeiro passo para futuras parcerias.

Outro produto que esteve na rodada de negociações foi a empresa do Piauí Quadri & Aventuras, que oferece a experiência de dirigir um quadriciclo e conhecer as paisagens da região, como os Lençóis Piauenses, a Trilha Amarração e o Delta do Parnaíba. “O Piauí tem o menor litoral do Brasil, mas ele é gigante em beleza natural e cultural. São apenas 66 quilômetros, mas a gente conta com todo um complexo de dunas, os mangues, e temos uma porta de entrada ao delta do Parnaíba”, contextualizou o CEO da empresa, Alessandro Schonka.

Ele conta que o negócio já venceu por cinco anos consecutivos o Travellers’ Choice do TripAdvisor, premiação que reconhece os estabelecimentos que recebem avaliações positivas de viajantes ao longo do ano. “A gente realmente tem uma nota máxima, inclusive no nosso Google. O Piauí é um estado que está desenvolvendo bastante o seu turismo”, concluiu.

A coordenadora de Articulação com o Trade Nacional da Embratur, Carina Camara pontuou que a ação visa “mostrar um Brasil diferente” e, com isso, atrair cada vez mais turistas. “O Sebrae, em conjunto com a Embratur, trabalha para fortalecer o turismo nacional no cenário global, oferecendo visibilidade e credibilidade aos destinos brasileiros”, declarou.

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