ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Sebrae Nacional faz entrevistas na Chapada dos Veadeiros para manifesto para os pequenos negócios na COP30

Equipe está coletando em vídeo depoimentos de lideranças comunitárias que falam do trabalho de base comunitária e dos desafios socioambientais da região
Por Izabela Carvalho, de Cavalcante
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Uma equipe do Sebrae Nacional visitou comunidade Quilombola do Engenho II, no município de Cavalcante, na segunda-feira (1º), e, nesta terça-feira (2), foi à Comunidade do Moinho, em Alto Paraíso de Goiás, ambas na Chapada dos Veadeiros. Goiás foi um dos três estados contemplados para a realização de entrevistas com lideranças das localidades para lançar um Manifesto de Políticas Públicas para os Pequenos Negócios durante a COP30, em novembro, em Belém (PA).

A região foi escolhida em função de contar com um bioma em constante ameaça, o Cerrado, e comunidades tradicionais, incluindo o Quilombo Kalunga, o maior do país, com uma área de 262 mil hectares que abrange terras nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás.

A analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Mariana Eghari, detalhou que a comunidade do Engenho II, no território Kalunga, foi escolhida por ser um quilombo que tem um trabalho muito forte ligado ao turismo de base comunitária e agricultura familiar. “Além de identificarmos ali a importância do trabalho do Sebrae junto à comunidade desde os anos 2000, quando deu início à estruturação do turismo na comunidade”, acentuou.

O gerente regional Cléber Chagas considera que registrar as impressões dos moradores da região valida o trabalho de base comunitária que vem sendo desenvolvido

O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, destacou a importância de Goiás ser um dos escolhidos. “Quando o Sebrae Nacional nos escolhe, dentre 27 unidades da Federação, isso de fato valida o trabalho que a gente vem fazendo, a referência que os empreendedores goianos são para o Brasil, e isso nos enche de orgulho e valida realmente o nosso trabalho”, destacou.

As entrevistas em vídeo destacam os representantes das comunidades como as principais vozes dos pequenos negócios, apresentando suas percepções sobre como vivem nas comunidades, impressões sobre seu histórico, os impactos das mudanças climáticas e as soluções que precisam ser apresentadas ao poder público e outros setores com foco na mitigação dos danos e adaptação dos pequenos negócios aos problemas identificados.

  • Agricultura familiar
  • Chapada dos Veadeiros
  • COP30
  • Turismo