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Sebrae leva pequenos negócios à maior feira supermercadista da América Latina

Empreendedores de diversas regiões do Brasil apresentaram seus produtos para diferentes operadores do segmento de supermercados
Por Angélica Córdova
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Em missão técnica organizada pelo Sebrae, cerca de 60 empreendimentos de setores ligados à indústria de alimentos e mercados participaram da Apas Show, que começou no dia 12 e termina nesta quinta-feira (15), em São Paulo. Considerada a maior feira da América Latina voltada para o ramo de supermercados, ela reuniu, neste ano, cerca de 140 mil pessoas.

“Na Apas, podemos trocar ideias, conhecer novas tecnologias e tendências. É a maior feira da América Latina e agrega muito ao nosso trabalho”, disse Hiolanda Prazeres, responsável pela área de Marketing de uma rede de pequenos mercados em Maceió (AL).

Além dela, outros 14 empresários do estado participaram da missão técnica alagoana. “A orientação prévia que fornecemos foi essencial para que os empresários estivessem aqui com um olhar de inteligência de mercado, buscando contatos, oportunidades e novos produtos. O Nordeste, por vezes, fica um pouco apartado do sistema, e nosso objetivo é justamente levar novas marcas e informações para os clientes de lá”, destaca Agda França, gestora do Sebrae Alagoas.

Além da Apas, a delegação alagoana visitou o Mercado Municipal de São Paulo para aprender com os empresários do maior mercado tradicional do Brasil sobre gestão, associativismo e marketing. “A visita técnica ao Mercadão de São Paulo permitiu aos empresários entenderem a operação logística, o marketing e a gestão de um negócio com 92 anos de sucesso”, justificou Agda.

Espaço do Sebrae no APAS Show apresentou diversos produtos de pequenos negócios. Foto: Tulio Vidal.

Conexões

A APAS Show é um ambiente para observação, degustação e troca de cartões, não há venda direta no espaço. Mas foi por meio de feiras assim que Moacir Menegotto conseguiu levar sua cachaça para todos os estados brasileiros.

Temos presença praticamente no país todo. É claro que lá no Sul, onde a gente consegue estar perto do cliente, temos uma presença maior. Mas feiras como a Apas têm permitido que a gente conquiste clientes no Norte e Nordeste.

Moacir Menegotto, empreendedor.

Moacir foi um dos representantes das 16 empresas da Serra Gaúcha que tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos na Apas com o apoio do Sebrae RS, que comprou um espaço para exposição dos empresários.

“O projeto setorial é estruturado para dar visibilidade ao pequeno. Por meio dele, conseguimos subsidiar parte do valor do estande e viabilizar a participação dos empresários, que encontram na feira uma vitrine para mostrar seus produtos e acessar compradores que, normalmente, não receberiam empresas tão pequenas. É uma oportunidade única de falar com tomadores de decisão e conquistar espaço nas grandes redes”, explica Michelli Bueno, gestora do Sebrae da cadeia de alimentos e bebidas da região da Serra Gaúcha.

O casal Raquel e Silvio Zanon, da Casa do Sabor Artesanal, possui uma agroindústria de geleias e molhos no município de Santa Maria (RS). Eles começaram a trabalhar de forma caseira, em 2011, e contaram com o apoio do Sebrae para consultorias na área de processos de produção, melhoria dos produtos, rotulagem e gestão. Eles fazem parte do grupo setorial de Alimentos e Bebidas da região. Eles já participam de feiras com o Sebrae, mas foi a primeira vez que estiveram na Apas.

“Recebemos um distribuidor que queria levar nosso produto para uma rede enorme de supermercados. Foi muito bom perceber que o que produzimos tem esse potencial, mas, no momento, não temos condições de sustentar esse crescimento. Não temos espaço para crescer no nosso pomar e ampliar nossos fornecedores. Queremos expandir nossa presença, mas continuar com o nosso toque artesanal que nos fez chegar até aqui”, conta Raquel, que começou a produção junto com seus pais, fabricando e comercializando a geleia de figo, receita que aprendeu com a avó. Hoje, a Casa do Sabor Artesanal conta com 90 variedades em seu catálogo.

Estande ofereceu degustação de 21 produtos de sete estados Foto: Tulio Vidal.

Dos pequenos para os gigantes

Quem passou pelo estande “Mercearia do Sebrae” conseguiu conhecer e degustar 21 produtos de sete estados das cinco regiões do Brasil. Os artigos fazem parte da plataforma Do Brasil à Mesa, do Sebrae.

Cerca de mil pessoas visitaram o espaço, conheceram as consultorias e os programas do Sebrae, além de produtos de regiões que possuem a certificação de Indicação Geográfica (IG). Uma dessas pessoas que conheceu o espaço foi o empresário Antônio Silva, de Campo Grande. Ele levou amostras do “Tempero do Tonho” para a APAS e participou do evento com muita expectativa.

Eu tenho um diamante nas mãos. Sabia que era um produto bom e que o crescimento era só questão de tempo.

Antônio Silva, empresário.

Antônio se emociona ao lembrar que passou por períodos em que não tinha o dinheiro para comprar uma marmita. Tonho, como é conhecido, hoje tem uma produção de 500 unidades por mês e possui três funcionários.

Mas nem sempre foi assim. Tonho começou como Microempreendedor Individual (MEI), produzia em casa e vendia em um semáforo de uma avenida em Campo Grande (MS). A receita veio do pai, que oferecia o tempero aos amigos que sempre voltavam para pedir mais. O ponto de virada foi quando um distribuidor passou pelo semáforo, comprou o tempero e reconheceu ali um potencial.

Desde o início, Antônio procurou o Sebrae em diversos momentos e, para a APAS, onde foi pela primeira vez, contou com o apoio da instituição para compor a missão técnica com representantes de 14 empresas do Mato Grosso do Sul.

Além dos empresários participantes das missões técnicas, o Sebrae levou três influenciadores digitais ligados ao ramo de alimentação para conhecerem a Apas. Victor Hugo e sua esposa, que fazem sucesso nas feiras livres de Goiânia (GO) e no Tik Tok, a chef Bianca Oliveira e a confeiteira Carol Coscarelli conheceram a feira e ajudaram o Sebrae a divulgar a importância de manter vínculos e tradições locais frente a um mercado que tende a se tornar gigante.

Do Brasil à Mesa

O ambiente funciona como uma vitrine virtual que possibilita aos pequenos produtores divulgarem seus negócios com informações essenciais, como os contatos e os produtos das empresas, para que as partes interessadas possam dar um primeiro passo na negociação.

Atualmente, cerca de 210 empresas e 650 produtos estão na plataforma, que é resultado do Juntos pelo Agro, uma parceria do Sebrae com a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

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