“Chorei de felicidade ao saber que participaria da Biofach. Investimos muito para estar aqui e o Sebrae foi fundamental nesse processo. Fizemos a certificação de orgânico através do Sebraetec para entender a agricultura familiar orgânica, que ajudou a mapear as feiras desse segmento”, comemora Maíra Welerson, fundadora da Crilancha, empresa do Espírito Santo focada em produtos orgânicos para o público infantil. A convite do Sebrae, 12 pequenos negócios de oito estados estão expondo e comercializando no maior evento de negócios de produtos orgânicos do Brasil e da América Latina.
-
A Bio Brazil Fair | Biofach América Latina acontece de 14 a 17 de junho no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo. Em 2023, o Sebrae levou, por mais um ano consecutivo, empreendedores de diferentes estados brasileiros que investem nesse segmento de produtos orgânicos para a Biofach. No estande do Sebrae, os participantes da feira podem conhecer mais sobre a plataforma on-line “Do Brasil à Mesa – Produtos de Origem”, lançada recentemente em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O projeto também foi tema de palestra conduzida pelo analista de Competitividade Luiz Rebelatto. Na oportunidade, Rebelatto destacou a importância da participação dos empresários na Biofach para ampliar o networking e aprimorar conhecimento na área de investimento em orgânicos.
“O intuito do Sebrae é mostrar ao mercado as empresas parceiras que estão aqui e, para as respectivas unidades do Sebrae, o potencial dos alimentos orgânicos, além de orientar os empreendedores a se qualificar em termos de produto e de estratégia de mercado”.
Promoção de produtos tradicionais, artesanais e típicos
A 17ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia oferece áreas de atualização, experiência, intercâmbio entre expositores, profissionais, produtores e visitantes, além de apresentar tendências de consumo. O evento também é um espaço estratégico para a divulgação e promoção de produtos tradicionais, registrados como Indicações Geográficas (IG), artesanais e típicos produzidos por pequenos negócios de todo o território brasileiro.
A escolha dos empreendedores para expor no estande do Sebrae foi feita a partir de critérios obrigatórios do evento, como ter certificação de orgânico e capacidade de comercialização em nível nacional. É o caso da empresa Crilancha, marca de biscoito de polvilho fabricado no Espírito Santo. Com apenas um ano no mercado, o produto já é vendido para praticamente todo o Brasil. Outro pequeno negócio que estreia na BioBrazil Fair é o Amazonbai, marca de açaí produzido no Amapá pela Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique e do Beira Amazonas, ambos territórios localizados na foz do Rio Amazonas.