A produção queijeira de São Roque, na Serra da Canastra (MG), tem transformado em realidade a proposta de desenvolvimento do ambiente empreendedor dos diferentes territórios leiteiros do país. Com a Escola da Canastra Mestre Queijeiro, construída em São Roque pela Associação dos Produtores de Queijos da Canastra (Aprocan), estudantes, produtores e outros interessados na fabricação desse derivado do leite têm se dirigido à região para apreenderem técnicas de produção do laticínio.
Somente neste ano, são esperados mais de 200 produtores interessados na atividade. Na terça-feira (23), por exemplo, cerca de 40 produtores de queijo da Associação dos Produtores de Queijo Cabacinha do Vale do Jequitinhonha assistiam atentos ao curso de fabricação, maturação e modelo de gestão. “Nossos cursos podem ser modulados conforme o tipo de necessidade do aluno”, explica Higor Freitas, gerente-executivo da Aprocan.
Essas adequações permitem, por exemplo, que a escola atenda demandas como gestão, técnica de produção, ou necessidades mais básicas, como a de técnicas iniciais de fabricação, ou cursos voltados para crianças da rede pública do ensino fundamental e médio. Apenas em 2024, cerca de 60 alunos da região já passaram pela escola como atividade curricular de Educação Empreendedora, aprendendo mais do que gestão ou finança, mas também a cultura de produção queijeira da Serra da Canastra.