ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Dia Mundial do Chocolate: produto amazônico conquista paladares fora do Brasil 

Com apoio do Sebrae, marcas obtiveram certificações que são diferenciais na hora de fechar negócio
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

No próximo dia 7 de julho (domingo) é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. A data marca a chegada do doce, no séc. XV à Europa, que, até hoje, é a região do mundo que mais consome o produto. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), enquanto o brasileiro consome atualmente, em média, 3,9 kg por ano, o europeu, consome o dobro no mesmo período.

Produtor de cacau com o chocolate Na’kau. Foto: divulgação

Por aqui, o chocolate produzido na Amazônia tem chamado a atenção de compradores internacionais, interessados em conhecer pequenos negócios desenvolvidos na região, em parceria com produtores locais. É o caso da marca Na’Kau – Chocolate Amazônico, que já nasceu pronta para exportação. Com apoio e orientação do Sebrae, a empresa conseguiu obter certificações, como de produto orgânico, e licenças exigidas para operar no exterior. A primeira venda internacional foi feita para o Japão. Atualmente, ela já conquistou clientes nos EUA, Inglaterra e França e se preparara para entrar no mercado do Canadá.

As embalagens do chocolate Na’kau trazem a o rosto dos produtores de cacau, simbolizando o espírito de coletividade que envolve a marca

O fundador da Na’kau, o biólogo de formação Artur Bicelli, ressalta que um dos diferenciais da empresa é ser um negócio de impacto social e ambiental na floresta. Ao todo, já são 300 famílias produtoras impactadas.

Conseguimos comprovar isso com a rastreabilidade dos produtos e durante as auditorias dos clientes que têm a oportunidade de ir à campo e conhecer de perto a nossa produção.

Artur Bicelli, fundador da Na’kau

Outro chocolate amazônico que está conquistando paladares além das fronteiras brasileiras é o Warabu. Criada em 2018, pelo chef e empresário Jorge Neves, o produto já alcançou mercados no Japão, Coréia do Sul e EUA. Segundo ele, foi durante participação de projeto do Sebrae que ele obteve conhecimento sobre as possibilidades de exportar e com apoio da Apex Brasil, participou de feiras internacionais.

Ao contrário dos brasileiros, os estrangeiros não compram de imediato. “Eu diria que é quase um namoro que antecede um casamento. Recebi compradores da Inglaterra recentemente. Eles vieram pessoalmente nos fazer uma visita. Também tenho contatos com interessados na França e Portugal.

Jorge Neves, fundador da Warabu

Do Brasil à Mesa

Os chocolates amazônicos Na’Kau e Warabu fazem parte da plataforma digital ‘Do Brasil à Mesa – produtos de origem’, que reúne uma gama de produtos artesanais típicos e tradicionais, conectando compradores e fornecedores. Com 800 itens catalogados, 110 são orgânicos.

A iniciativa funciona com uma vitrine virtual, resultado de uma parceria entre com a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Os produtos listados passam por uma curadoria especializada. Interessados podem se cadastrar aqui: https://dobrasilamesa.sebrae.com.br/

Quer saber mais sobre negócios que envolvem o chocolate? Veja nossa página de “Ideias de Negócios”. 

  • Amazônia
  • chocolate
  • Do Brasil à Mesa
  • exportação