Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN Nacional 26/07/22 às 11:38 Atualização 26/07/22 às 16:13
Compartilhe

MPE do segmento de alimentação fora do lar mostram recuperação e se reúnem em evento da Abrasel

Por Da Redação
ASN Nacional 26/07/22 às 11:38 Atualização 26/07/22 às 16:13
Compartilhe

Os pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar continuam se recuperando da crise causada pela Covid-19, mas ainda não voltaram ao mesmo nível de faturamento mensal registrado antes da pandemia. A maior dificuldade enfrentada pelas empresas do setor é o aumento de custos (Insumos/Mercadorias, Energia, Combustíveis, Aluguel). Além da inflação, outro fator que tem impactado diretamente são as dívidas. Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae, 72% dessas micro e pequenas empresas possuem dívidas, sendo que dos endividados, 56% estão em atraso.

Os pequenos negócios representam 97,8% do setor de Alimentação Fora do Lar. Ao todo, são mais de 1,3 milhão de CNPJs ativos entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, em 2020, cerca de 317 mil dessas micro e pequenas empresas contratavam funcionários e foram responsáveis por gerar mais de 900 mil empregos.

A pesquisa feita pelo Sebrae revelou que os principais investimentos feitos pelas MPE de alimentação fora do lar foram em máquinas e equipamentos (exceto informática), Instalações e Ampliação do espaço físico, o que pode indicar, além de uma busca pelo aumento da produção, um otimismo em relação à volta dos clientes aos espaços físicos. Apesar disso, as vendas online (redes sociais, aplicativos ou internet) permanecem estáveis e acima dos níveis de antes da pandemia, demonstrando que é uma modalidade que chegou para ficar.

Encontro do Setor

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realiza nos dias 10 e 11 de agosto o seu 34º Congresso. O evento, que tem apoio do Sebrae, terá como tema esse ano: “Evolução: o amanhã já começou”. Realizado no formato híbrido, com transmissão a partir de Brasília, o encontro vai reunir empresários dos segmentos de alimentação fora do lar, especialistas e gestores públicos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da organização.

O Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília terá a participação de diversos especialistas e empreendedores que farão apresentações durante os dois dias em diferentes painéis, como: “A jornada do cliente com foco na inovação”, com André Barretto, CEO da Unike.tech; “Como planejar e montar um negócio de sucesso”, com o CEO da A.Life, Alessandro Avila; “O consumidor no pós-pandemia”, com a CEO da Galunion Consultoria, Simone Galante ou “O metaverso na prática: como adaptar a realidade do seu restaurante”, com a CEO da Benkyou, Eva Lazarin. Confira a programação completa aqui.

O público interessado poderá acompanhar os painéis gratuitamente. A página do Congresso vai contar com transmissões que reúnem cerca de 20 conteúdos em palestras e painéis. Também gratuito será o acesso à Vitrine Abrasel, um espaço virtual com ofertas de serviços e produtos para negócios do setor.

Mesa ao Vivo Brasília

Quem quer saber de gastronomia, seja alta, trivial ou de raiz, precisa conferir o “Mesa ao Vivo”. O modelo do evento, em parceria com a Prazeres da Mesa, maior publicação de gastronomia do Brasil, vive e degusta os sabores da gastronomia Brasileira. Ao longo dos anos, o Mesa ao Vivo consagrou-se como uma incubadora de talentos, produtos e empresas.

Este ano, as aulas-show, com grandes nomes da cozinha, acontecerão entre os dias 10 e 11 de agosto, nas salas do curso de gastronomia do Centro Universitário IESB, na capital federal. Parte desta programação também será transmitida online. As inscrições no Mesa ao Vivo custam a partir de R$50 e podem ser feitas aqui.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas