ASN Nacional
Compartilhe

Arte do Mestre Espedito Seleiro é destaque do último episódio da Expedição Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae percorreu o Brasil para conhecer quem empreende e está fazendo história pelo país.
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Em 2022, o Sebrae percorreu o Brasil para conhecer quem empreende e está fazendo história pelo país. Foram 12 episódios produzidos de norte a sul, destacando trajetórias empreendedoras apoiadas pela instituição.

Considerado mestre, Espedito Seleiro é um artesão que carrega a tradição e cultura em suas mãos. A habilidade de produzir peças em couros na região do Cariri, sertão do Ceará, é reconhecida no Brasil e no mundo. Aos 83 anos, ele mantém viva a arte que passou de geração em geração e tornou-se patrimônio vivo. Seu avô fez roupas para Lampião, o cangaceiro mais famoso do país, e seu pai, um legítimo vaqueiro nordestino, confeccionava trajes e artefatos símbolos da cultura sertaneja.

Ainda na infância, ele aprendeu a produzir selas, o que lhe rendeu o sobrenome Seleiro. Com o passar dos anos, o trabalho como artesão se tornou sua fonte de renda e orgulho de toda a família em Nova Olinda, extremo sul cearense. No último episódio da Expedição Sebrae 50+50, que será exibido nesta quinta-feira (1) no Youtube, o mestre Espedito Seleiro conta detalhes de sua história, marcada pelas dificuldades no sertão, mas também pelo esforço e pelo talento.

Seu trabalho cheio de cores e texturas ganhou destaque em revistas, exposições, desfiles internacionais e novelas. São sandálias, bolsas, carteiras, mobílias, além de selas, gibões e outros elementos típicos do sertão. Foi com o apoio do Sebrae que o artesão descobriu que, por meio do seu ofício, ele também era um empreendedor.

Expedição pelo país

Ao longo de 2022, o Sebrae percorreu o Brasil para celebrar seu cinquentenário e contar a trajetória de sucesso de quem empreende, como a do Mestre Espedito Seleiro. Foram 12 episódios produzidos para homenagear empreendedores apoiados pelo Sebrae de norte a sul do país. “A nossa ideia foi contar histórias, com reverência e respeito ao passado; esperança na retomada do presente e olhar atento para as possibilidades do futuro. Com certeza, vamos continuar nesta missão por mais 50 anos”, resumiu o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O primeiro destino da Expedição Sebrae 50+50 foi Brasília (DF) onde o jovem empreendedor Alexandre Ferreira trocou o sonho de ser jogador de futebol pela vontade de construir uma marca de chocolates finos na capital federal. Para conferir todos os episódios da Expedição Sebrae 50 + 50, clique aqui.